Séries e TV

Artigo

O que vem por aí em Invasão!, o crossover de The Flash, Supergirl, Arrow e Legends of Tomorrow

Evento começou na segunda nos EUA e segue até quinta-feira, com episódios diários

29.11.2016, às 15H55.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

"Medusa", o oitavo episódio de Supergirl que foi exibido em 28 de novembro nos EUA, deu início ao primeiro crossover que reunirá todos os heróis do universo da DC na CW - The Flash, Arrow, Legends of Tomorrow e a garota de aço. O evento, que acontecerá ao longo de quatro episódios, começou nos minutos finais do capítulo, mas todo o episódio da série de Kara Danvers (Melissa Benoist) foi como uma grande dica para tudo o que vem por aí nos próximos dias.

[Cuidado, possíveis spoilers abaixo!]

Todo o episódio de Supergirl teve como foco um vírus criado pelo pai biológico de Kara para defender o povo de Krypton de ameaças externas - ou seja, o vírus extermina qualquer raça alienígena, menos humanos e kryptonianos. A arma pode ser utilizada através de um ativo dissipado pelo ar, mas mudanças de último minuto impedem o plano da CADMUS de seguir em frente e tudo termina bem em National City. Até que Barry (Grant Gustin) aparece na casa da heroína pedindo ajuda.

Mesmo que cada série viva em seu próprio microcosmo, todas elas compartilham o mesmo universo, por isso a invasão alienígena que inicialmente assola Central City logo se espalha pelo mundo e todos os heróis precisam se movimentar para proteger o planeta. Ainda que o crossover sirva principalmente para unir os heróis, cada um dos programas terá sua própria trama para explorar, além de participar do encontro.

O curioso é que o próprio "Medusa" já apresentou uma solução para o problema que será introduzido na primeira parte de "Invasion!", mas a resolução pode não ser o tal vírus no fim das contas. A equipe de apoio da heroína ficou para trás e enquanto todos os outros times estarão completos, somente Kara segue para a Terra 1 - deixando em seu mundo a possibilidade de usar o vírus.

A grande questão do crossover é, no entanto, a logística necessária para unir todos os heróis e seus colegas. Por mais que hoje todas as séries sejam rodadas no mesmo estúdio em Vancouver, os calendários são bem diferentes, e como já foi dito acima, cada programa ainda precisa expandir sua própria trama além de ajudar a salvar o mundo da grande ameaça alienígena.

Apesar da maioria dos personagens já ter se conhecido em outros crossovers, principalmente o time Arrow e o time Flash, que já colaboraram inúmeras vezes, vai ser interessante ver a apresentação de cada um à novata do grupo. Essa é a beleza da TV: as quatro séries já existem, previamente estabelecidas, há pelo menos um ano, e a trama terá três episódios completos para ser desenvolvida e devidamente resolvida. Esse será o primeiro passo em eventos futuros que podem surpreender ainda mais a audiência, criando um universo compartilhado de personagens que podem ajudar uns aos outros mesmo que de longe, mesmo que de outro mundo no multiverso.