Filmes

Notícia

Star Wars VII | Autor da Trilogia de Thrawn fala sobre o futuro da franquia

Timothy Zahn gostaria de ver mais relações familiares e uma nova geração de Skywalkers

02.11.2012, às 20H13.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Assim que saiu o anúncio de Star Wars VII, já começaram os rumores sobre um possível aproveitamento no cinema do chamado Universo Expandido. A Lucasfilmteria desmentido isso, e agora o autor da Trilogia de Thrawn, Timothy Zahn, fala sobre o assunto.

star wars

Nos livros de Zahn, trilogia criada em 1991 também conhecida como Herdeiros do Império, acompanhamos Luke, Leia e Han Solo na República, cinco anos depois dos eventos de O Retorno de Jedi, combatendo o vilão Thrawn, ex-general que se apodera do que restou do Império - saiba mais. Em entrevista à EW, Zahn diz que não espera mesmo uma adaptação direta, porque "os livros sempre foram só os livros".

Há muitos anos, porém, em conversas com George Lucas, Zahn diz que a trilogia poderia se encaixar no cânone. "Pelo que eu sei - e Lucas muda de ideia o tempo todo - seguiríamos três gerações. Veríamos a trilogia original, depois a história do pai de Luke, e em seguida os filhos de Luke se tivéssemos os filmes 7, 8 e 9. A Trilogia de Thrawn ocuparia esse vazio [entre os filmes 6 e 7]", diz ele.

Alguns elementos das obras de Zahn já chegaram a ser usados nos prelúdios no cinema, como o nome do planeta capital da galáxia, Coruscant, e o fato de os sabres-de-luz "pegarem" a Força manifesta em eletricidade, como visto nas cenas de ação com Palpatine. Nos futuros filmes, diz o autor, "eles podem usar uma história totalmente inédita, mas se catarem elementos e pedaços do Universo Expandido vai ser empolgante pra gente".

Ele diz o que gostaria de ver em Star Wars VII: "Seria legal ver os personagens clássicos em papéis menores, passando o bastão para uma nova geração. Luke faria uma espécie de Obi-Wan, mas diferente, porque ele teria criado os filhos de perto, enquanto Obi-Wan era mais uma figura observadora, vigiando e protegendo. Eu adoraria ver uma relação pai-filho, mãe-filho, ou mesmo filha. Nõ temos bom material com família mesmo na saga, só coisas disfuncionais - Anakin era um escravo e foi manipulado a vida toda, Luke e Leia nunca se conheceram...".

"A criação é de George Lucas, e se ele quiser ignorar os livros e os quadrinhos, é perfeitamente direito dele", diz. Ao mesmo tempo, se a Lucasfilm desejar utilizar o material de Zahn, não vai precisar pedir: "Assim como em qualquer franquia, no momento em que você escreve algo, a propriedade passa a ser da Lucasfilm. Eles são os donos".

Ainda não há diretor ou roteirista definidos para Star Wars VII. O filme tem estreia prevista para 2015 e outros episódios da saga devem sair a cada dois ou três anos.

Confira os detalhes da compra da Lucasfilm pela Disney