Durante um painel de bate-papo com fãs na Star Wars Celebration, em que falou sobre o Episódio VII e também sobre o Episódio VIII, o ator Mark Hamill comentou também suas primeiras experiências com o cinema e com Star Wars.
O ator conta que, quando era garoto, adorava ouvir e tentar reproduzir os sotaques de atores como Peter Lorre, Boris Karloff e Bela Lugosi. "Minha mãe ouvia e dizia que as imitações eram boas mas elas nunca iriam me ajudar na vida. Tenho muita sorte de ter conseguido entrar nessa", diz. "Como eu estudei em nove escolas em 12 anos, até em Yokohama, no Japão, eu tinha essa tendência ao humor e usava como defesa. Eu não era bom de esporte, mas jogava futebol americano. Eu fazia o pessoal rir, é um jeito de nao ser zoado pelos bullies. Eu não era exatamente um dos palhaços da classe, mas andava com eles."
Mark Hamill diz que sempre gostou de comédia, e inclusive achou que Star Wars fosse uma. "Eu assistia muito a Adventures of Superman, com George Reeves. Eu nem sabia que existia uma HQ antes, para mim era só um seriado de TV. Isso foi a porta de entrada pra mim nesse mundo. Eu gostava de Zorro, irmãos Marx, eu gostava de comédia. Quando li o roteiro de Star Wars, as pessoas falavam estranho em cena, e achei que fosse paródia, uma coisa meio Mel Brooks, e perguntei para George [Lucas]: 'Isso aqui é pra ser uma paródia de Flash Gordon?'. E George dizia [imita George introvertido, falando baixo]: 'Não, não, é assim mesmo, eles falam assim mesmo'."
"Mas realmente era muito diferente do que se fazia na época. Eu gostava da ideia de que você entra na cantina e todo mundo é uma criatura, menos você. Nesses filmes sempre havia uma cena específica que era a cena da criatura - e na cantina havia várias. Achei isso uma novidade legal", diz Hamill.
A adaptação a Luke Skywalker, porém, não foi imediata. Questionado qual seu personagem favorito da franquia depois do herói, Hamill respondeu: "Luke nem é o meu favorito. Eu li o roteiro original e pensei: 'Quem é esse Han Solo? Ele tem falas legais, dá em cima da princesa... Eu tenho vários personagens preferidos". Meses depois de ter feito o teste inicial, Hamill nem lembrava de Star Wars: "Eu tinha feito o teste há meses e de repente recebo o roteiro que diz: essas são as aventuras de Luke Skywaker, é o primeiro filme de uma saga e tal. E eu: 'Eu que sou esse Luke Skywalker?'. Eu achei que tivesse feito teste ser um ajudante do herói ou algo assim".
Inicialmente o ator sequer havia gostado do nome do personagem: "Antes no tratamento original era Luke Starkiller. Eu já estava acostumado, você se apega a um nome! No fundo da minha cabeca eu era Luke Starkiller. Daí vieram me avisar no meio das filmagens que mudaram meu nome. E eu: 'Luke Skywalker? Odiei! Parece Luke Flyswatter [mata-moscas] ou algo assim! Prefiro ser Starkiller, é muito mais legal!".