Com a ausência de Mark Hamill nos materiais de divulgação de Star Wars: O Despertar da Força, fãs têm se questionado se Luke Skywalker teria passado para o lado negro da força.
Em uma entrevista para o programa Dinner For Five em 2005, Hammil afirmou que pensou nessa possibilidade logo depois do final de Star Wars - Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980). O interessante é que J.J. Abrams, diretor do novo filme, estava no mesmo programa (assista a partir de 12 minutos):
"Como ator, isso seria muito mais interessante de interpretar. Eu pensei que esse seria o caminho após terminarmos [O Império Contra-Ataca]. Fiquei imaginando qual seria o momento chave para isso. Eu voltaria depois mas, antes, teria Han Solo na minha mira, e estaria prestes a matá-lo ou de matar a Princesa, ou matar alguém com quem me importo muito. É um velho longa sentimental, como filmes da Segunda Guerra Mundial".
O ator ainda disse que falou sobre a possibilidade com George Lucas, mas a ideia não foi levada a diante.
Star Wars: O Despertar da Força se passará 30 anos após O Retorno de Jedi e o elenco conta com Harrison Ford, Oscar Issac, Lupita Nyong'o, Carrie Fisher, Andy Serkis, Domhnall Gleeson, Max von Sydow, Gwendoline Christie, Adam Driver, Anthony Daniels, Peter Mayhew, Kenny Baker, entre outros.
A estreia acontece em 17 de dezembro de 2015. No OmeleTV, discutimos o papel de Luke Skywalker na continuação e comentamos os primeiros brinquedos do filme - assista.