DVD e Blu-ray

Notícia

Star Wars | Grupo restaura versão original de Uma Nova Esperança

Filme passou por várias edições ao longo dos anos

17.02.2016, às 09H56.
Atualizada em 29.06.2018, ÀS 02H46

Um grupo chamado Team Negative1 restaurou uma versão inalterada de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, que chegou aos cinemas em 1977.

Chamada de “Silver Screen Theatrical Version”, a versão é a mais próxima possível do filme que foi exibido na época, sem as inserções posteriores de efeitos especiais, diálogos, criaturas em computação gráfica e mostra que Han Solo realmente atirou primeiro na cena com Greedo.

A ação vai contra a vontade de George Lucas, que disse anteriormente preferir que os fãs tivessem acesso somente à versão editada: “A edição especial é a única que quero por aí. Não vou gastar, e estamos falando de milhões de dólares aqui, o dinheiro e o tempo para restaurar isso, porque para mim não existe mais. Esse filme [editado] é o que eu quero, sinto muito se você assistiu algo pela metade e se apaixonou por isso”, afirmou o diretor em 2004.

Apesar de outras restaurações de Uma Nova Esperança terem sido feitas anteriormente, o que impressiona é a qualidade do vídeo, mesmo em comparação com a versão em Blu-ray do longa:

Procurada pela EW, a Lucasfilm preferiu não comentar.