Springfield é um dos nomes de cidade mais comuns nos EUA. Há pelo menos 34 em todo o país; só no Estado do Wisconsin há quatro. Fica difícil saber, portanto, que Springfield específica Matt Groening estava homenageando quando criou a cidade fictícia de Os Simpsons.
os simpsons
[Atualizado] No episódio "Beware My Cheating Bart", que foi ao ar nos EUA neste domingo, 15 de abril, Groening tirou todas as dúvidas sobre a localização real de Spriengfield. Enquanto o logo da série aparecia na tela, a frase "agora entrando em Oregon" foi inserida. Logo após, a rotineira frase de Bart escrita no quadro negro esclarecia "a verdadeira localização de Springfield é em qualquer estado, menos o seu".
Pois o criador do desenho fez a revelação, em entrevista à revista do museu Smithsonian. "Springfield tem esse nome por causa da Springfield que fica no Estado do Oregon", conta Groening.
"Quando eu era criança, a série de TV Papai Sabe-Tudo se passava em Springfield, e fiquei empolgado porque eu achava que fosse a Springfield vizinha a Portland, minha cidade-natal [que fica no Oregon]. Só depois eu foi descobrir que a da série era uma Springfield fictícia e que era um dos nomes mais comuns de cidade nos EUA. Gostei da ideia, quando criei o desenho, porque cada pessoa acharia que aquela Springfield poderia ser uma homenagem à sua cidade", explica.
"Eu não queria estragar pra ninguém, sabe?", diz sobre o segredo mantido por 25 anos. "Sempre que alguém perguntava se era a Springfield de Ohio, ou de Massachusetts, eu dizia que 'sim'."