Divulgação

Netflix

Lista

Shrek voltou à Netflix: confira 12 momentos incríveis dos dois primeiros filmes

Fiona batendo em todo mundo, biscoito gigante e mais!

01.04.2021, às 09H00.

Lançados respectivamente em 2001 e 2004, os dois primeiros filmes da franquia Shrek voltam ao catálogo da Netflix hoje (1º), criando uma oportunidade de revisitar o humor irônico e a sátira dos contos de fadas feitas pelas produções da Dreamworks.

Para celebrar o lançamento, reunimos abaixo 12 grandes momentos dos dois primeiros filmes. Confira.

Abertura do primeiro filme

Divulgação

Como dito acima, uma das melhores partes da franquia Shrek sempre foi a sátira com os contos de fadas, e é isso o que torna a abertura do primeiro filme tão especial. Quem não conhece a história, acompanha o protagonista narrando o heróico resgate de uma princesa - e parece que o filme vai seguir esse tom clássico - até que é revelado que nosso herói está apenas rindo dessa narrativa enquanto usa o banheiro.

Invasão do pântano

Divulgação

Um dos grandes problemas do primeiro filme é que o reino de Duloc está caçando as criaturas de contos de fadas, o que leva várias delas a se esconderem justamente no pântano de Shrek, imaginando que os guardas de Lord Farquaad não vão querer chegar perto dele. O momento é hilário por mostrar todo o incômodo de Shrek e fazer várias brincadeiras com contos de fadas, como a “moça morta” que é a Bela Adormecida e o Lobo Mau esperando na cama.

A princesa perfeita

Divulgação

Enquanto isso está acontecendo, o Lord Farquaad está em busca da princesa perfeita para casar. Para isso, ele encontra o Espelho Mágico, que começa a lhe apresentar as alternativas. O mais divertido da cena é que tudo é feito em tom de um programa de auditório, com direito a Farquaad em dúvida, narração exagerada do Espelho e torcida dos guardas - e a Princesa Fiona foi a escolhida.

Shrek e sua reputação ruim

Divulgação

Tá bom, a essa altura, o Shrek já saiu do pântano e foi até o Lord Farquaad tentar conseguir seu lar de volta. Só que, antes mesmo de conseguir se explicar, ele é atacado pelos guardas, que não têm a menor chance contra ele e o Burro. Neste momento, toca a música “Bad Reputation”, de Joan Jett, mostrando que o protagonista realmente não se importa com o que vão achar dele.

Fiona descendo a porrada em todo mundo na floresta

Divulgação

Com uma missão nas mãos, Shrek vai até a Princesa Fiona e a salva do dragão (que era fêmea e até se apaixona pelo Burro). No caminho até Farquaad, aparece simplesmente um Robin Hood cantor, que tenta “salvar” Fiona de Shrek. Inesperadamente, no entanto, ela se irrita com a cantoria e mostra que sabe lutar e se defender sozinha - usando até um golpe de Matrix para mostrar isso.

Final

Divulgação

Durante a jornada, acontece o que já sabemos: Fiona e Shrek se apaixonam, mas ele acha que ela o rejeitou e por isso o casamento com Farquaad chega perto de acontecer. Arrependido, Shrek vai até lá e descobre que Fiona também era uma ogra. A cena mostra como todos da cidade sentem repulsa pelo casal, que é salvo pela dragão e pelo Burro, de um jeito até meio bizarro, já que ela simplesmente ENGOLE o Farquaad e todo mundo acha engraçado.

Abertura do segundo filme

Divulgação

Agora é hora de falar sobre Shrek 2, lançado nos cinemas em 2004. O longa começa com a Lua de Mel de Shrek e Fiona, que vivem sim o “felizes para sempre”, mas de um modo peculiar: fugindo sorridentes das pessoas que odeiam ogros e soltando alguns puns na lama. A abertura do filme também fez muito sucesso na época por referenciar grandes franquias da cultura pop, como Homem-Aranha e O Senhor dos Anéis.

Diálogo de quem mesmo?

Divulgação

Porém, a alegria dura pouco porque Fiona quer visitar os pais, que não ficam muito felizes ao saber que a filha se tornou realmente uma ogra e casou com um ogro. Logo que chegam no reino de Tão Tão Distante, há uma sequência incrível e cômica, enquanto Shrek tenta convencer Fiona a voltar e a Rainha e o Rei discutem. Tudo isso é feito com um diálogo complementando o outro, o que rende uma cena engraçadíssima.

Jantar em família

Divulgação

A piada é repetida, mas é tão boa que merece ser citada. No primeiro jantar ao lado dos sogros, Shrek discute com o Rei, que discute com a Fiona, que discute com a Rainha, que briga com o Rei de novo. Novamente, é utilizado o recurso de cortar rapidamente de um quadro para o outro, tornando tudo ainda mais bizarro. Só quem está feliz mesmo é o Burro, que está esperando por um grande jantar.

“Graças a Deus é sexta-feira”

Divulgação

Ok, esse item é um meme, mas isso não o torna menos válido. Enquanto está tentando encontrar as poções da Fada Madrinha para ficar bonito para Fiona, Shrek se esconde no meio dos funcionários e, para se entrosar com a galera, ele fala “graças a Deus é sexta-feira hein”. A dublagem de Bussunda ficou tão incrível no trecho que há um perfil no Twitter dedicado a postar a cena todas as sextas-feiras.

Biscoito gigante

Divulgação

Ao final do filme, Shrek precisa impedir que Fiona se case por engano com o Encantado (sim, o personagem que parece o Jaime Lannister de Game of Thrones). Agora, no entanto, ele conta com a ajuda de diversos personagens de contos de fadas, como o Gato de Botas, o Pinóquio e o Biscoito, que ganha uma versão gigante - e meio bizarra. A cena de criação do personagem aleatório brinca com Frankenstein, quando o Biscoito (o pequeno) grita: “ele está vivo!”.

Final musical

Divulgação

Verdade seja dita, o final de Shrek 2 poderia facilmente ser o final da franquia como um todo, já que os demais filmes não foram tão bons assim. Para coroar mais um final feliz do casal, é feita uma grande festa ao som de “Livin' La Vida Loca”, de Ricky Martin. A conclusão ainda tem um dos momentos que mais gera dúvidas nos fãs: os filhos do Burro com a dragão que protegia Fiona no castelo. Na infância, tudo isso foi bem fofo, mas na vida adulta só gerou uma série de perguntas que não gostaríamos de pensar.