Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Artigo

William Hanna - uma vida dedicada aos desenhos animados

William Hanna - uma vida dedicada aos desenhos animados

ÉB
23.03.2001, às 00H00.
Atualizada em 03.11.2016, ÀS 22H02

O mundo amanheceu mais chato no dia 23 de março de 2001. Um de seus filhos mais ilustres, William Hanna, havia falecido.

Hanna, um dos maiores nomes da animação na história da humanidade, morreu aos 90 anos em sua casa em Hollywood, deixando esposa, dois filhos e sete netos, além de uma legião de fãs de sua obra.

William Hanna começou sua carreira em 1929, nos estúdios Harmon-Ising, onde trabalhou por 8 anos dirigindo e escrevendo desenhos animados. Foi seu desenho "To Spring" que atraiu a atenção da MGM em 1936, gerando um contrato para iniciar o departamento de animação do Estúdio juntamente com outro talentoso profissional da área: Joseph Barbera.

Na época, os dois criaram Tom e Jerry, um dos desenhos animados de maior sucesso da história da televisão mundial. A dupla trabalhou junta para a MGM durante 20 anos, ganhando 7 Oscar para a empresa. Entretanto, em 1957 a divisão de animação foi fechada. William e Joseph decidiram então criar sua própria empresa.

A Hanna-Barbera, empresa pela qual os dois foram imortalizados, fundiu as habilidades gerenciais, a organização e o talento para a comédia de Hanna com a brilhante inventividade em animação e o excepcional traço de Barbera.

Em seu primeiro ano de vida, o estúdio criou a primeira série 100% animada da história da televisão: The Huckleberry Hound Show, que mostra a primeira aparição de Zé Colméia, garantiu à empresa seu primeiro prêmio Emmy - até então nunca concedido a um desenho animado. A partir daí, mais de 1700 horas de animação e 350 diferentes séries, especiais e filmes foram gerados pela dupla.

A criação em plenos anos 60 de uma das séries de maior sucesso na história da televisão, Os Flintstones, estabeleceu o sucesso e o padrão de qualidade do estúdio e abriu o caminho nos anos seguintes para séries antológicas como: Os Jetsons, Manda-Chuva, As Aventuras de Johnny Quest, Scooby-Doo, Josie e as Gatinhas, A Formiga Atômica, Zé Colmeia, Space Ghost, Os Herculóides, Corrida Maluca, Maguila - o Gorila, Os Impossíveis, Os Smurfs e muitos outros.

Hanna esteve à frente do Estúdio (hoje parte da Warner Bros.) até seu falecimento, dia 22 de março.