Séries e TV

Lista

Vikings | 6 teorias para o futuro da série

Casos de família, mortes e traições pela frente?

08.02.2018, às 16H39.
Atualizada em 10.02.2018, ÀS 23H05

Tendo concluído seus primeiros dez episódios, a quinta temporada de Vikings entrou em hiato sem data para retornar. Com apenas um teaser divulgado até então, é possível prever o que acontecerá na Parte II? Listamos alguns palpites de eventos do retorno!

Tem alguma previsão? Deixe nos comentários abaixo!

Vikings é transmitida no Brasil pelo canal pago Fox Premium 2, e também é disponibilizada pelo serviço de streaming Fox Play. Além disso, as primeiras quatro temporadas podem ser encontradas no catálogo da Netflix.

Morte de Lagertha

Vikings/Youtube/Reprodução

O fim da escudeira foi originalmente previsto pelo Seer nos momentos iniciais da 3ª temporada, profecia que tornou-se mais clara nos episódios seguintes: um dos descendentes de Ragnar seria o responsável pela morte de Lagertha. Parece que a continuação da 5ª temporada focará nos momentos finais da personagem, que já começou a colapsar mentalmente após os eventos da grande batalha. Com a atriz Katheryn Winnick também assumindo o posto de diretora, o seriado pode estar bem próximo de dar adeus a uma de suas mais antigas protagonistas.

Casos de família

Vikings/Fox Play/Reprodução

O destino de Lagertha tem ligação com outro personagem antigo: Rollo, irmão de Ragnar, deu as caras no midseason finale retornando a Kattegat. Segundo o criador Michael Hirst, a volta é motivada por uma subtrama nunca desenvolvida: "Há coisas não resolvidas na vida dele, especificamente sua relação com Lagertha e se Bjorn é seu filho. Foi algo grande por um tempo, apresentamos a ideia e a escondemos. [...] Rollo retorna à Escandinávia para fechar acordo com Ivar mas o verdadeiro motivo é psicológico e pessoal: quer descobrir sobre si próprio, Lagertha e Bjorn."

Um novo protagonista?

Trazer o "núcleo Lothbrok" aos holofotes também pode definir um novo protagonista. Na primeira metade Bjorn, o filho mais velho de Ragnar, cresceu como mais como aventureiro do que guerreiro, mas a batalha e o teaser do retorno mostraram que as coisas podem mudar rapidamente. Uma possível revelação de paternidade de Rollo e morte de Lagertha colocariam Ironside como protagonista de um novo conflito. Como a série já indicou que voltará a focar em Kattegat, é bem possível que o personagem se torne o rosto de Vikings.

Traição de Heahmund

O teaser do capítulo 11 mostra o Desossado com roupas e pinturas comemorativas, celebrando o sacrifício de Lagertha, mas talvez o guerreiro tenha novas preocupações. É possível avistar o bispo Heahmund liderando tropas inglesas contra exércitos nórdicos em uma grande cena de batalha. Com isso, é possível que o antigo 'semi-aliado' de Ivar volte para seu povo - munido do conhecimento militar e estratégico de ambos os exércitos vikings. Parece uma ameaça maior do que qualquer caso de família, não?

Retorno da monarquia britânica

Vikings/Fox Play/Reprodução

A volta de Heahmund aos ingleses também pode indicar maiores desenvolvimentos para a monarquia, núcleo que decaiu em qualidade no quinto ano. Com Alfred no trono após a morte de Aethelwulf, é possível que o novo rei - influenciado pela rainha Judith - junte a força militar de todos os reinos para atacar os vikings, ou defender-se melhor contra outra invasão de grande porte. Seja como for, é esperado que o arco ganhe destaque nos episódios futuros.

Mudanças históricas

Vikings/Youtube/Reprodução

Vikings faz maravilhas com as escassas fontes históricas disponíveis, e o criador Michael Hirst não tem medo de alterar os fatos para criar roteiros de qualidade. Quando se trata de mortes ou até o relacionamento entre personagens cujas personalidades reais nunca se encontraram, há um aspecto de imprevisibilidade. Com forte conhecimento da mitologia e história nórdica talvez seja possível arriscar alguns palpites, mas cada vez a série mostra que tem universo e vida própria. A 5ª temporada ainda tem muitas surpresas pela frente.