Séries e TV

Artigo

Vikings | 5ª temporada continua com alianças, traições e novos conflitos

"Homeland" e "The Plan" apresenta dificuldades e uniões inéditas para os guerreiros nórdicos

15.12.2017, às 12H26.
Atualizada em 15.12.2017, ÀS 14H00

Após estrear com episódio duplo, a terceira temporada de Vikings deu continuidade à sua trama de conquistas nórdicas com "Homeland" e "The Plan", onde novos conflitos são apresentados e alianças são destruídas.

[Cuidado! Spoilers dos dois capítulos abaixo]

O terceiro capítulo tem início acompanhando Aethelwulf (Moe Dunford) e Heahmund (Jonathan Rhys Meyers) planejando como combater os vikings que tomaram a cidade de Iorque, tramando explorar um ponto de fraco dos muros para surpreender os invasores. É aí que o bispo-guerreiro comete seu primeiro erro ao subestimar Ivar (Alex Hogh Andersen), cujo o conhecimento estratégico é vasto ao ponto de antecipar o ataque e preparar armadilhas para dizimar as tropas inglesas. Considerando que a disputa entre os dois parece ser o ponto-chave desse ano, Heahmund precisará reconhecer seu inimigo como igual se quiser ter alguma chance de derrotá-lo.

Ivar, por sua vez, novamente toma os holofotes: o nórdico tem seu lado humano brevemente mostrado durante os momentos iniciais antes de tornar-se mais diabólico do que nunca, provando não só ser sádico como também muito habilidoso na hora praticar violência. A cena onde, mesmo ferido, aterroriza os soldados saxões mostra o quão intimidador e poderoso é o "aleijado". Porém nem todos concordam com os seus métodos.

O episódio dá um grande passo no que se trata do conflito interno entre os Lothbroks. Ubbe (Jordan Patrick Smith) e Hvitserk (Marco Ilso) tentam contornar a liderança de Ivar para fazer um pacto com o inimigo. O plano dá errado, e o Desossado descobre a traição - colocando-os em pé de guerra. Para agravar ainda mais a situação, Hvitserk abandona seu irmão desertor para aliar-se com Ivar.

Em "The Plan", esse conflito é levado a outro nível com Lagertha (Katheryn Winnick) propondo união com Ubbe para lutar contra seus inimigos em comum: Ivar e o rei Harald (Peter Franzén). É certo dizer que a família que Ragnar Lothbrok deixou nunca mais será a mesma.

Falando em Ragnar, paralelamente Bjorn Ironside (Alexander Ludwig) continua seguindo os passos do pai com mais proximidade ao ter como objetivo explorar o mundo ao invés de travar guerras. Sua expedição para conhecer o Mediterrâneo mal desembarca na ilha da Sicília, um icônico posto comercial histórico, e o viajante já cogita levar sua jornada para a África. Enquanto a aventura tem precisão histórica ao mostrar como os vikings estiveram ao redor do mundo, no contexto de uma série de ficção o arco parece ainda não ter seu propósito revelado ou conflitos estabelecidos, constantemente correndo o risco de cair no tédio e afundar o ritmo da temporada.

De qualquer forma, Vikings segura bem as pontas ao mostrar tanto o lado combatente quanto explorador do povo nórdico. A temporada atual parece muito mais orientada pela ação e trilha um caminho que, pelo menos, é bem agradável de acompanhar.

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix.