Séries e TV

Artigo

Vikings | 5ª temporada apresenta seu primeiro filler mesmo com romance inédito

Seriado enrola antes de batalha que concluirá a Parte I

19.01.2018, às 14H08.

Após apresentar uma batalha com decisões questionáveis, Vikings deixa as consequências de lado para entregar o primeiro filler da quinta temporada com o nono episódio.

Vikings/History Channel/Divulgação

[Cuidado! Spoilers da quinta temporada de Vikings abaixo]

"A Simple Story" começa abordando a maior reviravolta da batalha: Heahmund (Jonathan Rhys-Meyers) foi capturado por Lagertha (Katheryn Winnick). Após curar o bispo, a rainha escudeira questiona sua religião e suas motivações, o que cria um pouco de tensão romântica entre os dois. Isso mais tarde é explorado quando o guerreiro revela estar fascinado pela nórdica, disposto até mesmo a se voltar contra Ivar (Alex Hogh Andersen) e morrer defendendo Lagertha. São poucos os momentos onde vemos ambos interagir, mas isso deve ser retomado no vindouro midseason finale.

Outro elemento que é introduzido é o possível retorno de Rollo (Clive Standen), ausente desde o quarto ano do seriado. Hvitserk (Marco Ilso) revela à Harald (Peter Franzén) que o tio anteriormente havia disponibilizado ajuda caso necessário, a qual o garoto não recusa. Talvez pela agenda de Standen com Taken, a série de TV de Busca Implacável, o personagem não é mostrado em tela mas fornece tropas para a tomada de Kattegat - com a única condição de que Bjorn (Alexander Ludwig) tenha sua vida poupada.

Esses são os dois maiores avanços do capítulo. De resto, a trama deixa a desejar ao evitar desenvolvimentos significativos na esperança de resolver tudo na batalha do episódio final. Com isso, a desistência de Ivar mal é explorada: o Desossado apenas aparece deitado com desinteresse e mal é questionado quanto à suas ações. Os sinais de seu desespero, que o fizeram fugir do confronto, dão as caras aqui quando tenta ordenar que assassinem Bjorn durante uma reunião. O único sinal de que haverá alguma consequência é Harald dizendo que "talvez demore um pouco mais" para voltar a acreditar no guerreiro.

Vikings/History Channel/Divulgação

O momento mais revoltante do capítulo é no arco da monarquia inglesa. Enquanto é um dos mais relevantes em questão de contexto histórico e teve grande papel nos anos anteriores, na quinta temporada mal foi desenvolvido - e mesmo assim "A Simple Story" tenta emplacar uma grande reviravolta. O resultado é Aethelwulf (Moe Dunford) morrendo por uma picada de abelha para dar espaço no trono à seus descendentes. A forma como a cena é conduzida, e o contexto da narrativa que sequer deu importância ao personagem nos capítulos anteriores, cria uma morte gratuíta e anticlimática.

Antes, a temporada se segurava na promessa do conflito entre Lagertha e Ivar. Tendo passado isso sem maiores avanços ou consequências, o episódio dá a sensação de confusão narrativa: a ideia de ter a trama tão fragmentada não vinga sem dar igual atenção à todos os núcleos.

Vikings/Fox Play/Reprodução

Falta só mais um capítulo antes da série entrar em hiato. A guerra retornará aos holofotes para mais uma chance, e também abrirá espaço para a produção surpreender ao ousar nas mortes e nas histórias inéditas. Caso contrário, Vikings terá bastante coisa para compensar quando retornar no fim do ano.

Vikings é transmitida simultaneamente pelo canal pago Fox Premium 2 todas as quintas, às 1h da manhã - com reprises às 22h do mesmo dia. Além disso, os capítulos entram para o catálogo do serviço de streaming Fox Play na manhã seguinte à exibição original. As temporadas anteriores estão também no catálogo da Netflix.