A série de livros do jornalista investigativo italiano Gianluigi Nuzzi foi adquirida pelo grupo italiano Leone Film para ser usada como base em uma série de televisão em inglês sobre o escândalo Vatileaks, que denunciaram esquemas de corrupção e favorecimento dentro do Vaticano. As informações são da Variety.
Os livros de Nuzzi em questão são His Holiness: The Secret Papers of Benedict XVI (Sua Santidade: Os documentos secretos de Bento XVI), baseado em documentos vazados pelo mordomo do Papa Bento e Merchants in the Temple (Mercadores no Templo), também baseado em documentos confidenciais, que descreve, entre outras coisas, tentativas internas de sabotar o Papa Francisco.
"A série de TV narrará os eventos que conduziram aos escândalos de Vatileaks", disse Raffaella Leone, diretora administrativa da Leone Film. "A ideia é começar com 'Merchants in the Temple', sobre um grupo de especialistas contratados pelo Vaticano para realizar investigações internas e auditorias".
O próprio Nuzzi supervisionará e colaborará no processo de escrita com um roteirista americano. "Desde que comecei a escrever os livros em 2008, entrei em um incrível mundo de reuniões em lugares escuros, recuperação de documentos, descobertas de segredos e escândalos", disse Nuzzi. "É um jogo de vícios, fraquezas, sexo, negócios e dinheiro... Eu quero que o mundo todo saiba sobre a luta entre o bem eo mal que acontece atrás da Praça de São Pedro".
A série ainda busca um diretor e um produtor nos EUA. O projeto não tem previsão de estreia.