Apesar da HBO ter cancelado Togetherness após sua segunda temporada, o Omelete conversou com os criadores da série, os irmãos Mark e Jay Duplass e Steve Zissis, sobre se encaixar na comunidade de Hollywood, ter vida social vs fazer bons trabalhos na TV e cinema e é a principal diferença entre fazer uma série e um filme. Confira:
Vocês jamais pensaram que conseguiriam chegar à segunda temporada de Togetherness?
Jay: "Não imaginávamos que seríamos pagos para fazer nada, nunca. A ideia por trás da série é que eu e Mark faríamos uma série bem caseira para talvez disponibilizar online. Nós ainda pensamos de uma maneira bem 'faça você mesmo' de pensar que temos desde criança e Steve tem sido parte disso por muito tempo também. Não foi até escrevermos o piloto e termos mandado para algumas pessoas que nos disseram que Togetherness não era uma websérie, mas que poderíamos mostrá-la para a HBO. E aí nos mostramos para a HBO, eles amaram e toparam fazer. Nossas cabeças são constantemente explodidas com o fato de que essas pessoas realmente nos apoiam e querem fazer o que nós queremos fazer - tanto que agora estamos sendo pagos para fazer a arte que queremos fazer. Então não, eu nunca imaginei que jamais teríamos qualquer coisa parecida com isso e ter uma segunda temporada ainda mais louco."
Falem um pouco sobre como é trabalhar junto por tantos anos. Mark e Jay sendo irmãos; você se sentiu deslocado dentro da família, Steve?
Mark: "A gente ama colaborar. Eu e Jay, sendo irmãos, estudamos junto com Steve na escola e nos conhecemos há anos. Isso é muito mais um benefício do que um problema; estávamos na sala de roteiristas ontem à noite trabalhando na terceira temporada e tem muito pouca briga e brincadeira. Somos três pessoas bem sensíveis que perceberam que fazer uma série de TV é extremamente complicado e realmente acreditamos que precisamos um do outro para fazer bem o nosso trabalho. Então qualquer conflito que possa aparecer é imediatamente diminuído pela positividade imensa de ter a força como um grupo."
Steve: "Além disso, o estilo particular que a série tem que às vezes parece bem livre e espontâneo, dinâmico e até improvisado, isso é algo que Mark e Jay têm desenvolvido por mais de dez anos - e eu tive sorte de trabalhar como ator em trabalhos deles por mais de dez anos. Então esse estilo que eu acho que as pessoas realmente gostam... Ajuda muito que trabalhamos juntos há tanto tempo."
Togetherness é uma série que mostra bem a vida como ela é, mas às vezes parece um pouco absurda. Como vocês pensam nessas situações?
Jay: "[As experiências da série] realmente vêm das nossas vidas. Mark e eu vivemos bem afastados de Los Angeles, numa comunidade bem distante de Hollywood e definitivamente nos vemos como estando no meio do caminho da indústria."
Mark: "Eu uso um paletó, mas por baixo estou de camiseta, sabe?"
Jay: "Acho que isso foram decisões que tomamos pessoalmente e profissionalmente - enquanto queremos fazer parte da indústria, também queremos manter a nossa individualidade. Tudo pelo que passamos na vida e que nossos amigos passam, todas essas conversas, praticamente tudo o que acontece na série aconteceu de verdade com alguém que conhecemos. Realmente estamos puxando ideias das nossas vidas e as coisas que passamos. Isso torna tudo mais divertido e também alimenta o estilo de improviso tipo documental que a gente usa. Às vezes conversamos com um ator e ele não entende bem a cena e o porquê dela estar acontecendo. Aí puxamos ele de lado e contamos a verdadeira história por trás daquela cena, o que realmente aconteceu com algum de nós. Quando você diz isso a um ator e ele sabe que é real... Todos sabemos que a vida real é mais estranha que a ficção, então contamos com a vida como a conhecemos e torna tudo mais divertido, mais vivo, para nós."
Qual é a principal diferença entre produzir ou estrelar numa série e num filme?
Mark: "A principal diferença entre trabalhar num filme e numa série é que, no caso da TV, você tem que ter a certeza absoluta que não tem nenhum babaca na sua equipe. Pode ser que você faça seis, sete temporadas com ele. Num filme, você consegue tolerar um babaca por seis a 12 meses, mas não dá pra ter um babaca numa série de TV. É muito tempo."
Como vocês conseguem fazer tantas coisas ao mesmo tempo?
Mark: "Nós realmente trabalhamos em muitas coisas de uma só vez, mas temos nossos colaboradores - como Steve -, pessoas que acabam tomando frente de alguns aspectos da nossa empresa e ajudam com essas coisas. Acho que o elemento principal é que não temos vidas sociais. [risos] Temos nossos filhos, nossas esposas e nosso trabalho. Nos sentimos tão sortudos de termos conseguido fazer todos os filmes e séries que fazemos agora que acho que estamos tentando fazer tudo o que queremos fazer enquanto dá tempo. Provavelmente estaremos completamente acabados dentro de uns cinco anos, aí nos mudaremos para o Brasil... [risos] Pegaremos zika e ficará tudo incrível. [risos]"
As duas temporadas de Togetherness estão disponíveis no serviço de streaming da HBO, o HBO Go.