O terceiro episódio da segunda temporada de The Last of Us foi exibido neste domingo (27) pela HBO e mostrou as consequências após a morte brutal de Joel (Pedro Pascal) pelas mãos de Abby (Kaitlyn Dever). Com Ellie (Bella Ramsey) de luto e tentanto processar a perda de seu ente mais querido, os moradores de Jackson precisaram tomar uma importante decisão que impactaria o futuro de todos da comunidade.
A história começa com Tommy (Gabriel Luna) e Ellie lidando com o impacto da morte de Joel no dia do ataque da orda de infectados, mas logo a história avança no tempo para mostrar como a comunidade de Jackson está se reconstruindo após a tragédia. Enquanto se recuperava no hospital, Ellie teve diversas trocas com a terapauta Gail (Catherine O'Hara), mas se recusa a compartilhar o seu verdadeiro sentimento e mente sobre já ter superado a perda do amigo.
Assim como no episódio anterior, o showrunner Craig Mazin mais uma vez se distancia da história original do game para explorar o drama dos personagens com mais profundidade. A opção de colocar Dina (Isabela Merced) ao lado de Joel na hora do encontro com Abby, e não Tommy, é justificada aqui; é a jovem quem viu os rostos e sabe os nomes de quem matou o personagem de Pedro Pascal, e ela espera o momento certo para contar o segredo para Ellie.
Ellie, mais uma vez, é o grande destaque desta temporada e mostra que Bella Ramsey é uma grande candidata a estar entre as indicadas ao Emmy deste ano. Sua atuação leva Ellie entre os extremos do ódio e do luto, e seu passeio pela casa de Joel enquanto decide se vai em busca de vingança ou não é uma das sequências mais tocantes de toda a série.
No caso de Tommy, o personagem tem uma posição de liderança com mais destaque na série do que no jogo, então ele não poderia simplesmente deixar sua família e responsabilidades de lado para ir atrás de vingança. Para mostrar que Jackson tem o mais perto de uma organização social em um mundo pós-apocalíptico possível, Mazin opta por decidir o destino da viagem de vingança de Ellie através de um conselho, onde todos os moradores da cidade votariam e decidiriam se enviariam um grupo de 16 pessoas para ir atrás de Abby ou se escolheriam a não retalhação.
Com o conselho decidindo por não ir atrás de Abby, a fuga de Ellie e Dina ganha contornos ainda mais dramáticos. As duas fogem da comunidade sorrateiramente com a ajuda inesperada de Seth (Robert John Burke), o bartender homofóbico que as reprimiu pelo beijo no primeiro episódio da temporada. Mesmo sem gostar de Joel, ele acredita que a morte do protagonista não pode ser esquecida, e que não buscar vingança pode incentivar outras pessoas a atacar a cidade.
Com Ellie e Dina na estrada, o episódio ainda apresenta pela primeira vez os Serafitas, também conhecidos como Cicatrizes, membros de um culto religioso extremista que servem como a principal facção rival da WLF. Apesar de aparecerem apemas brevemente, os Serafitas serão de grande importância para o futuro da série.
Mesmo sem mostrar ação, o terceiro episódio lida com o luto dos personagens e finalmente dá início à verdadeira história da segunda temporada de The Last of Us, que mostrará a caçada de Ellie em busca de vingança pela morte de Joel. Restam apenas quatro para o fim do ano, e uma terceira já está confirmada.
A série da HBO conta com roteiro e direção de Craig Mazin (Chernobyl) e do diretor dos games da Naughty Dog, Neil Druckmann. A segunda temporada vai começar a contar a história de The Last of Us Parte II, o segundo game da franquia. Este, diferente do primeiro jogo que ocupou a primeira temporada inteira, vai ser adaptado em mais de uma temporada.
Como novidades do elenco, a segunda temporada tem Kaitlyn Dever como Abby, uma soldado em busca de vingança por aqueles que ama, Isabela Merced como Dina, interesse amoroso de Ellie, e Young Mazino como Jesse, com quem Dina tem um passado. Os três personagens importantíssimos para a história do jogo, e devem ser essenciais para a série também.
Danny Ramirez (Top Gun: Maverick), Tati Gabrielle (Uncharted: Fora do Mapa), Ariela Barer (How to Blow Up a Pipeline) e Spencer Lord (Riverdale) também foram escalados para o novo ano da série. Eles viverão os amigos de Abby na história. Ramirez será o otimista Manny, enquanto Gabrielle fará Nora, uma médica assombrada pelo seu passado. Barer fará Mel, uma jovem médica que lida com a realidade do tribalismo, e Lord será Owen, um homem gentil no corpo de guerreiro.
Por fim, a segunda temporada contará com Jeffrey Wright (Ficção Americana) como Isaac, mesmo personagem que ele deu vida no jogo.
The Last of Us exibe novos episódios em todos os domingos.