Joseph Fiennes, o Fred Waterford de The Handmaid's Tale, falou em entrevista à Variety sobre as dificuldades de dar vida ao principal vilão da atração do Hulu. De acordo com o ator, não é fácil buscar humanidade em uma “psique distorcida, patética e brutal”, como ele próprio caracteriza a mente do personagem.
"Ele é uma engrenagem de um sistema, e eu tenho que encontrar nuances em pequenos momentos que eu posso. É adorável quando voltamos em flashbacks e vemos a conexão amorosa entre Serena e Fred, você vê humanidade. Meu desafio e luta é quando você lida com ele como engrenagem de algo, como você alcança essas nuances? Você tem pouquíssimos momentos para fazer isso, e meu trabalho é tentar identificar esses momentos para trazer o personagem para a luz".
O ator falou ainda que vê importância na complexidade da representação masculina em uma série que aborda o ponto de vista feminino. "É claro que a série é veementemente, e muito justamente, focada na mulher, mas à margem dessa conversa estão elementos da psique masculina. Você vê isso em [Nick], você vê isso em [Luke] e você vê isso em Fred - você vê as partes boas e as partes terríveis deles. Para mim, como ator, engajar-se nessa conversa desconfortável, torná-la mais complexa, valoriza o trabalho de meus colegas protagonistas. Se eu der algo de complexidade para Fred, isso tornará o trabalho deles mais interessante e mais difícil e, portanto, mais envolvente para o público, eu acho.”
Sobre o futuro de Fred na trama, após os eventos que concluíram a segunda temporada, Finnes fala sobre a necessidade de controle do personagem. "Eu imagino que há muito para resolver. Fred está tentando manter a casa unida e em ordem, mas é de uma maneira tão ruim que tem o efeito oposto. O bebê se foi e isso terá um efeito gigantesco, tanto emocionalmente quanto na hierarquia de Gilead. Esse foi o objetivo de Serena e Fred desde sempre, ter chegado tão perto e perder tudo gera uma sensação de que tudo está desmoronando, além da sensação de abandono. E quando se trata dos outros na casa, o jeito que todos têm sido coniventes, certamente há muito o que fazer no próximo ano".
The Handmaid's Tale está concorrendo em 20 categorias no Emmy 2018, dentre elas, "Melhor Série de Drama" e "Melhor Atriz em Série de Drama".
A segunda temporada de The Handmaid's Tale estreou em 25 de abril no Hulu, serviço de streaming que não está disponível no Brasil. O canal pago Paramount Channel exibiu a primeira temporada no Brasil e a nova remessa de episódios chega ao canal em 2 de setembro.