É amanhã! Após um longo mês de espera, a Netflix estreia nesta quinta-feira (25) o volume 2 da quinta temporada de Stranger Things, aproximando cada vez mais a série de sua conclusão definitiva no fim do ano.
O que nem todos os fãs sabem (ou se lembram) é que a saga criada pelos irmãos Duffer não se limita às aventuras mostradas no streaming, mas conta também com algumas histórias paralelas na literatura – as quais não apenas se passam no mesmo universo da série, como se conectam diretamente aos eventos nela apresentados.
A seguir, você conhece os livros oficiais de Stranger Things que estão disponíveis para compra no Brasil:
Stranger Things - Volume 1: Raízes do Mal (2019)
Intrínseca/Reprodução
Escrito por Gwenda Bond e lançado no Brasil pela Editora Intrínseca, detalha o passado de Terry Ives, a mãe biológica de Eleven (Millie Bobby Brown) – mostrada na primeira e na segunda temporada da série, sob a interpretação de Aimee Mullins.
Ambientada na década de 1960, a história revela como o anseio de Terry em contribuir para o avanço da ciência e da humanidade levou-a a colaborar com os planos do cientista Martin Brenner (Matthew Modine), sem imaginar que isso a separaria definitivamente da própria filha.
Stranger Things - Volume 2: Cidade nas Trevas (2020)
Intrínseca/Reprodução
Adam Christopher assina esta história situada no intervalo entre a segunda e a terceira temporada de Stranger Things.
Prestes a comemorar seu primeiro Natal ao lado de Hopper (David Harbour), Eleven se surpreende ao descobrir, entre os pertences de seu pai adotivo, uma caixa com lembranças do período em que ele colaborou com a polícia de Nova York, em 1977.
Hoppe, então, relata à menina como ele e sua ex-parceira Rosario Delgado ajudaram a desvendar o mistério por trás de uma onda de assassinatos que assolava, naquele então, cidade que nunca dorme.
Stranger Things - Volume 3: O Voo de Ícaro (2024)
Intrínseca/Reprodução
Ambientado nos meses prévios aos eventos da quarta temporada, o livro de Caitlin Schneiderhan expõe o passado de Eddie Munson (Joseph Quinn) antes de ajudar Mike (Finn Wolfhard) e os demais a derrotar Vecna.
Sonhando em se tornar um roqueiro famoso, o líder do Hellfire Club vê a chance de mudar de vida ao ser descoberto por uma caça-talentos – o que o leva a envolver o próprio pai em um plano arriscado a fim de conseguir dinheiro para gravar uma demo.
Stranger Things: Diário Ultrassecreto de Will Byers (2025)
Divulgação
Projetado como um autêntico diário dos anos 80, retrata os acontecimentos da série e do Mundo Invertido a partir da perspectiva direta de Will (Noah Schnapp), um dos protagonistas do programa.
Além dos textos escritos em primeira pessoa pelo personagem, o diário vintage conta com imagens e figuras que refletem os interesses e a personalidade do filho de Joyce (Winona Ryder).
Stranger Things: O Experimento de Dustin (2025)
Divulgação
Transcorrida no outono de 1985, após a terceira temporada, esta história de J. L. D’Amato foca na experiência de Dustin (Gaten Matarazzo) no início do Ensino Médio, vendo os amigos mais próximos se afastarem e sua zona de conforto escorrer por entre os dados.
Através de uma conexão inesperada com o excêntrico Eddie Munson, o garoto se abre para novas experiências que o levam a novas descobertas sobre o Mundo Invertido.
Stranger Things - Volume 4: De um Jeito ou de Outro (2026)
Divulgação
Também de Caitlin Schneiderhan, a história se situa entre a quarta e a atual temporada de Stranger Things, escolhendo Robin (Maya Hawke) e Nancy (Natalia Dyer) como protagonistas.
Ameaçados pelos quatro portais recém-abertos por Vecna em Hawkis, os moradores da cidade começam a adoecer sem explicação – e, para piorar, o jovem estudante Joey Taft começa a agir de forma estranha em plena cerimônia de formatura escolar.
Determinada a averiguar de que forma esses novos acontecimentos se conectam a Vecna e ao Mundo Invertido, a irmã de Mike e a amiga de Steve (Joe Kerry) se unem em uma investigação tão necessária quanto perigosa.