O Volume 2 de Stranger Things 5 respondeu várias questões dos fãs sobre o universo da série: afinal, o que é o Mundo Invertido? Como ele surgiu e qual a sua função nos planos de Vecna? Qual a sua relação com o Abismo? Neste texto, explicaremos todas essas perguntas com base no que foi dito nos últimos episódios.
Claro, fica o alerta de SPOILERS a partir daqui.
Depois de encontrar o antigo diário de Dr. Brenner no Mundo Invertido, Dustin consegue entender exatamente a origem do lugar. Enquanto todos pensávamos que o local sombrio era uma outra dimensão, a verdade é que ele funciona como uma ponte para o Abismo — ou Dimensão X, conforme descrita na peça The First Shadow.
O Abismo é uma dimensão interligada a Hawkins por meio de um buraco de minhoca, e também é a origem de todos os monstros que vimos ao longo da série: Demogorgons, Demodogs, o Devorador de Mentes e afins. Foi lá que Vecna adquiriu seu visual demoníaco depois de ser expulso da Terra por Onze, e o Mundo Invertido surgiu no momento em que essa conexão foi estabelecida.
Essa, entretanto, foi a segunda visita de Henry/Vecna ao local. Ainda criança, explorando uma caverna, ele encontrou um cientista que trabalhava com Dr. Brenner — que já tentava explorar os mistérios da Dimensão X/Abismo nessa época. O homem carregava uma maleta que continha parte dos experimentos, e ao ativá-la o jovem Henry é transportado para o Abismo, adquirindo seus poderes e dando início ao ciclo de eventos que ocasionaram na história de Stranger Things.
Com a Terra e o Abismo conectados pelo Mundo Invertido, Vecna quer amplificar os seus poderes por meio das 12 crianças sequestradas e colidir ambas realidades, criando sua própria utopia. A missão de Will, Onze e o resto dos heróis, claro, é impedi-lo.
O Volume 3 de Stranger Things 5 chega na véspera de Ano Novo e deve retratar a execução final do plano de Vecna, enquanto os heróis darão de tudo para frustrar o vilão.