O título da série Só Se For Por Amor adianta para o espectador de forma direta que o próximo lançamento da Netflix é uma série musical com raízes fincadas no sertanejo. Ou melhor, na sofrência; esse estilo que se tornou um sucesso absoluto no território nacional, e que teve na saudosa Marília Mendonça uma voz para seu marco na história da música. O sonho da fama através das canções de amor leva artistas para Goiânia, nesse mundo de possibilidades e intrigas propostos pela criação de Luciano Patrick.
Lucy Alves é a protagonista Deusa, que assim como muitas outras cantoras, segue pela vida em busca de uma chance. A história da vida dela muda quando uma tragédia abala o mundo sertanejo e acaba colocando, com a ajuda da internet, o talento de Deusa diante de quem tem condições de fazer algo próspero com ele. Apesar de sua sanfona desbravar o lamento caipira, Lucy já adianta o que faz da série uma promessa de popularidade: “Nós transcendemos o sertanejo. Só se for por Amor vai ter todo tipo de música; e foi isso que me animou desde o início”.
O caminho de Deusa é tortuoso, ela precisa abrir mão não só de um grande parceiro, mas também de um pouco de si mesma. Lucy sabe bem das dores de sua personagem: “Eu entendo perfeitamente a Deusa. Eu já estive em grandes gravadoras, já estive na estrada muito tempo, sei um pouco do que ela passa e posso emprestar isso pra ela. Algumas coisas realmente mexeram comigo. Ela é mais jovem que eu, é uma menina... foi muito interessante e muito difícil”.
A música em Só Se For Por Amor será um elemento muito mais importante do que pode parecer à primeira vista. Embora ela não seja divulgada como uma “série musical”, ela ainda tem coisas em comum com Glee, por exemplo. Ao contrário do que se fez em produções como Empire (também sobre a indústria da música), as canções que embalam as ações não são originais e sim versões inusitadas de hits que a gente já conhece muito bem. Lucy já adiantou um pouco do que vem por aí: “Temos Anitta, temos Pablo Vittar... não é um musical, com aquela coisa das falas todas serem cantadas, mas as músicas costuram as cenas, elas têm um papel muito forte pra contar a história”.
Apesar de ter topado o projeto logo de cara, a atriz garantiu que não sabia que versões iria gravar e que foi tudo uma surpresa: “Testamos muita coisa, eles foram avaliando as nossas vozes, perguntando o que a gente gostaria de cantar... foi um processo bem coletivo”. Lucy não sabe o que está preparado para uma temporada futura, mas já acredita que ela pode vir: “Depois que vier a segunda temporada a gente vê esse texto e sei lá... acho que eu gostaria de cantar algo em espanhol. Acho que seria bem legal pra Deusa”.
Não será nenhuma surpresa se a série fizer com que suas versões alcancem um sucesso tão grande quanto aquele que buscam os personagens. Na definição da própria Lucy Alves: "a série é uma carta de amor ao Brasil e eu acho que as pessoas vão se sentir muito representadas por esse elenco tão lindo, tão plural. Acho que todo mundo vai ficar muito feliz".
Só Se For Por Amor ainda conta com Filipe Bragança, Agnes Nunes, Gustavo Vaz, Bruno Fagundes,Marcélia Cartaxo, Leo Jaime e Solange Almeida. A estreia está logo aí, dia 21 de Setembro.