Séries e TV

Artigo

Samurai X - A Saga do Retalhador

Samurai X - A Saga do Retalhador

17.07.2000, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H11
Trazido ao Brasil pela Rede Globo, Samurai X é um desenho moderno que lida
com temas clássicos da história do Japão.

Samurai X é uma série que se passa em pleno século 19, um período bem violento da história do Japão. O país era governado pelo Imperador Meiji, que havia restaurado a autoridade perdida nos muitos anos que durou o regime militar conhecido como shogunato. Esta era a época dos samurais, os implacáveis soldados dos senhores feudais, mestres na arte de matar com suas espadas. Conspirações, guerras e atentados marcaram estes dias, conhecidos hoje como a Restauração Meiji. E é nesse cenário, repleto de referências históricas e personagens que existiram de verdade, que se passa a história de Kenshin Himura, ou Battousai - o Retalhador.



KENSHIN, O ANDARILHO

Arrependido por ter matado muita gente a mando do Imperador no período da Restauração Meiji, Kenshin Himura se retira de cena, recusa um alto cargo no governo e torna-se um andarilho. Interessado em fazer o bem, ele passa a viver com os amigos Kaoru Kamiya (uma apaixonada e esquentada professora de Kendô), Yahiko Myoujin (um jovem aprendiz) e o ex-rival Sanosuke Sagara (impulsivo sobrevivente de um grupo revolucionário). A maior diferença de Kenshin com outros samurais é sua curiosa arma. Devido a uma lei baixada na época que proibia o porte de espadas, exceto por soldados e policiais, Kenshin achou uma saída radical para não ficar fora-da-lei. Sua kataná (espada) tem o fio de corte invertido, ou seja, é afiada do lado voltado para dentro. O que significa que com certos movimentos, o próprio Kenshin é quem pode se ferir, mesmo com toda sua habilidade. Já seus adversários, ao invés de serem rasgados de alto a baixo, acabam apenas com hematomas pelo corpo. A fama de Kenshin atravessou todo o Japão, fato que sempre lhe rende dores de cabeça por conta de desafiantes interessados em testar suas habilidades.

A GRANDE MISSÃO

Ao conhecer o sanguinário conquistador Makoto Shishio e seu grupo, Juppon Gatana (As Dez Espadas), Kenshin e vários amigos se empenharam numa luta contra os malfeitores, interessados em tomar o poder no país. Mesmo com o final deste que é o principal arco de histórias, a série prossegue com outros adversários para Kenshin, como Shogo Asakura, um samurai cristão que protege uma comunidade de católicos perseguidos pelo governo.



A PRODUÇÃO

A saga de Rurouni Kenshin (ou Kenshin, o Andarilho) começou no mangá criado em 1994 por Nobuhiro Watsuki, publicado na revista Shonen Jump. Compilado em encadernações no estilo do nosso formatinho (os tanko-hon), a saga rendeu 28 volumes de cerca de 180 páginas, mais uma aventura adicional produzida posteriormente num álbum para elucidar alguns pontos obscuros do final original. O autor é fã de heróis Marvel e alguns de seus vilões tinham referências a Hulk e aos X-Men Wolverine e Gambit. A série de TV teve 94 episódios no total (a versão da Globo é mais curta) produzidos pelo Studio Gallop e exibidos no Japão entre janeiro de 1996 a setembro de 1998. Além disso, a saga teve um longa para cinema em 1997 e uma mini-série para vídeo, de 1999, que mostra as origens do personagem.


KENSHIN NO BRASIL

Samurai X estreou na TV Globo, no programa Angel Mix, em setembro de 1999. Após um lote inicial de 25 episódios, a emissora interrompeu a exibição sem dar satisfação alguma. Em maio deste ano, no entanto, a poderosa rede de TV retomou a série exatamente onde que tinha parado. A versão ocidental vista aqui é repleta de cortes de cenas violentas e adaptações no roteiro para atenuar situações adultas, como as revelações sobre o sexo da personagem Kamatari, um guerreiro travesti que é apresentado como mulher. É a velha mentalidade de achar que todo desenho animado é voltado apenas para crianças. Mas mesmo assim, muitas cenas fortes foram mantidas, fazendo de Samurai X a produção mais violenta já vista no programa da Angélica. Pena que a Globo não dê muita atenção à série, que já foi cancelada duas vezes.