RuPaul e sua equipe contaram um pouco mais sobre as origens de RuPaul's Drag Race, revelando que a competição de drag queens foi inspirada em um reality chamado ¡Viva Hollywood!, que buscava a próxima grande estrela de telenovela dos EUA. Em entrevista à Entertainment Weekly, RuPaul que falou Fenton Bailey e Randy Barbato, executivos da produtora World of Wonder, responsável pelo reality drag, foram ao seu encontro para sugerir um programa novo na TV.
"Randy e Fenton já vinham me pedido há anos para fazer um reality show, mas eu não estava interessado porque senti que era algo que podia soar cruel, e eu não queria fazer nada cruel, queria apenas estar em algo que comemorasse a arte drag."
Contudo, quando RuPaul finalmente cedeu, lembra que logo no começo sentiu que o novo programa poderia ser algo muito maior. "Eu podia sentir que era algo realmente, realmente fenomenal. Mas você nunca o saberia no primeiro dia de filmagem, porque se você visse o estúdio em que estávamos, você pensaria apenas 'o que diabos está acontecendo aqui'", lembra.
Tom Campbell, produtor executivo do programa, explica que ¡Viva Hollywood! acabou sendo a base do principal momento de RuPaul's Drag Race, o "lip-syncing for your life", ou "duble pela sua vida", momento final dramático de cada episódio onde duas drag queens participantes precisam performar enquanto dublam uma música de sucesso.
"Em ¡Viva Hollywood!, dois concorrentes tinham que defender suas permanências com os juízes, e então eles faziam uma cena de morte de novelas em espanhol. Eles lutavam, brigavam no alto de uma escadaria, e então ambos desciam rolando e morriam com a câmera acima de suas cabeças. É assim que as coisas estranhas levam a coisas incríveis. Conversando com Ru, dissemos que precisava de um final como ¡Viva Hollywood! E o que drag queens fazem? Performam sincronizados as músicas com os lábios. E nós ofegamos e dissemos: 'elas não apenas dublam. Elas dublam pelas suas vidas. E depois disso foi uma loucura, todas as outras ótimas idéias começaram a surgir."
Campbell conta que os desafios da primeira temporada foram baseados principalmente em obstáculos que RuPaul teve que enfrentar na vida real em sua missão de se tornar uma drag queen de sucesso. "A primeira temporada foi algo como 'Ru fez isso, e agora você precisa fazer'". Como, o desafio de drag-on-a-dime, logo no episódio inicial, onde drags precisavam criar looks com recursos escassos. "Quando você assiste a primeira temporada, você percebe que, com o orçamento baixo da época, o coração do programa já estava nos desafios, no lip-sync, na linguagem", diz Campbell.
RuPaul's Drag Race está em sua nona temporada e exibe a final entre as quatro últimas finalistas em 23 de junho. No Brasil, RuPaul's Drag Race é transmitido pelo canal pago Comedy Central.