Divulgação/CW

Séries e TV

Notícia

Riverdale | Atrizes criticam falta de representatividade na série

Vanessa Morgan e Asha Bromfield questionaram falta de diversidade e desigualdade salarial

04.06.2020, às 13H35.

Em meio à onda de protestos a respeito de questões raciais que tomou conta dos Estados Unidos nas últimas semanas, atrizes de Riverdale utilizaram suas redes sociais para cobrar mais diversidade da série. A atriz Vanessa Morgan, que interpreta Toni Topaz, divulgou um texto no Twitter em que reclama sobre a forma como pessoas negras são retratadas em filmes e séries:

“Cansada de como pessoas negras são retratadas na mídia, cansada de nós sermos retratados como bandidos, perigosos, ou pessoas nervosas e assustadoras. Cansada de nós também sermos usados como ajudantes não-dimensionais para nossos protagonistas brancos. Ou simplesmente utilizados nas propagandas para diversidade, mas não fazer parte do programa de verdade. Começa com a mídia. Não vou mais me calar”

Nos comentários, uma seguidora celebrou de forma irônica o fato de que Toni Topaz é negra e LGBT, “dobrando” a diversidade na série sem que dobrassem seu salário. A atriz respondeu afirmando que é a única personagem regular negra da série e ainda assim é a que recebe o menor salário.

"-Imagine que eles vão chamar muito mais atenção porque você é parte de um enredo LGBT também, dobrando a diversidade - QUE DOBRASSEM SEU PAGAMENTO, NA MINHA OPINIÃO
-Risos, pena que sou a única personagem regular negra, mas recebo menos que todos. Garota, eu poderia continuar por dias"

Pouco depois ela recebeu apoio da atriz Asha Bromfield, intérprete de Melody Jones. Sua personagem faz parte da banda Josie and the Pussycats, que tinha mulheres negras entre suas membras, que deixaram de aparecer na série:

“Não posso nem começar a falar sobre como Riverdale tratou as Pussycats. Tínhamos muito mais a contribuir do que ficando no fundo e adicionando ousadia ao enredo. Estou contigo.

A produção da quarta temporada de Riverdale está paralisada desde que um membro da equipe da produção da série teve contato com um paciente que havia sido diagnosticado com o COVID-19. Ainda não há previsão para a retomada das filmagens.

Riverdale narra as idas e vindas de um grupo de adolescentes de uma cidade aparentemente tranquila, mas que na verdade esconde muitos segredos. Estrelada por KJ Apa, Cole Sprouse, Camila Mendes e Lili Reinhart, o seriado está no ar desde 2017.