Séries e TV

Artigo

Riverdale | 2ª temporada tem começo forte e retomada de mistério

Novo ano mostra evolução dos personagens e desenvolvimento das subtramas

17.10.2017, às 15H36.

[Cuidado! Spoilers da primeira temporada de Riverdale abaixo]

Riverdale foi uma grata surpresa. Mesmo ocasionalmente errando a mão no roteiro e atuação, a adaptação "sombria e realista" dos quadrinhos da Turma do Archie consegue intrigar com uma tensa história de assassinato onde todos podem ser culpados. Com isso resolvido no ano um, a estreia da segunda temporada agora indica que tudo só ficará mais complicado daqui para frente.

"A Kiss Before Dying" começa resolvendo o gancho deixado anteriormente, com Archie (K.J. Appa) levando Fred Andrews (Luke Perry) ao hospital após ser baleado por um homem encapuzado. Boa parte da tensão do capítulo ocorre ai: enquanto seu pai caminha entre a vida e a morte com várias alucinações, Archie lida com culpa e é confortado por seus amigos. É aqui que podemos ver mais das mudanças que os personagens passarão no novo ano.

Archie é o ponto central disso. A inocência e o "bom coração" do protagonista, grandes responsáveis por tirá-lo de conflitos na temporada anterior, agora são testados por um desejo de vingança, motivado pela teoria de que o crime não foi apenas um roubo e sim uma tentativa de assassinato. Ao fim do episódio, ele assume a missão de proteger seu pai e fazer justiça, trazendo mistério de volta ao seriado.

Veronica (Camila Mendes) também está diretamente ligada à trama principal. Seu arco no programa envolveu a patricinha deixando sua mesquinha personalidade no passado para tornar-se alguém que se importa com seus amigos, e que se colocará até contra sua própria família para garantir isso. No capítulo de estreia essa evolução é mostrada pelo desafio de consolar seu namorado, algo que afirma nunca ter lidado na vida, e também de ter que confrontar Hiriam Lodge (Mark Consuelos), seu pai.

Por fim, a subtrama do relacionamento entre Betty Cooper (Lili Reinhart) e Jughead (Cole Sprouse) é colocada em primeiro plano. A entrada do garoto para as Serpentes do Sul parece estar ligada ao caso principal: Jughead consegue comandar capangas para ajudar Archie em sua busca, ao mesmo tempo que suas ações são julgadas por sua namorada, sogra e colegas.

A segunda temporada de Riverdale começou forte. Cada personagem e subtrama teve sua evolução individual, mas agora todos voltam a se conectar por um mistério central. Isso cria uma dinâmica onde não só há desconfiança como também relacionamentos fragilizados, matéria-prima rica para drama e suspense de qualidade. Com quase o dobro de episódios do ano um, só nos resta esperar que esse nível seja mantido até o final.

Riverdale é transmitida no Brasil toda quarta-feira, às 21h40, pelo canal pago Warner Channel.