O texto abaixo contém spoilers dos primeiros minutos do primeiro episódio da segunda temporada de Pacificador.
A grande pergunta que a segunda temporada de Pacificador precisava responder era: como Christopher Smith (John Cena) saiu do DCEU, o antigo "Snyderverso", para o novo DCU de Superman. Afinal de contas, a primeira temporada terminava com aparições da Liga da Justiça, incluindo cenas gravadas com Jason Momoa como Aquaman e Ezra Miller como Flash.
Como Pacificador sai do DCEU para o DCU:
Criador da série, diretor de Superman e chefão criativo do DC Studios, James Gunn já havia dito que tudo da segunda temporada seria cânone para o novo DCU, e que a maioria da primeira temporada permaneceria na cronologia. O que ele fez com cenas que não fariam sentido, como a aparição da Liga, que inclui a silhueta do Superman de Henry Cavill? Agora sabemos.
Gunn optou pela forma mais simples de resolver isso: um retcon. Tudo que não se encaixaria no DCU foi regravado e exibido numa montagem entitulada "Anteriormente no DCU..." que contém cenas importantes da primeira temporada de Pacificador, mas com duas mudanças para resolver problemas de continuidade.
Como a Gangue da Justiça substitui a Liga da Justiça em Pacificador:
Na primeira, quando parece que não há esperança na luta contra os alienígenas Borboletas, Adebayo (Danielle Brooks) liga para Amanda Waller e pede que ela envie a Gangue da Justiça, não a Liga da Justiça.
A segunda mudança é justamente a aparição da Liga. Na primeira temporada, o grupo de heróis surgia com Superman e Mulher-Maravilha (Gal Gadot) apenas em sombra, e Aquman e Flash. Agora, os heróis que aparecem no fim são Superman (David Corenswet) e Supergirl (Milly Alcock) em sombra, e realmente aparecendo e falando, Lanterna Verde (Nathan Fillion) e Mulher-Gavião (Isabela Merced).
A piada do Pacificador sobre o Aquaman de Momoa transar com peixes é substituída por uma piada sobre Guy Gardner, o Lanterna Verde, ter vomitado numa outra pessoa. Confira abaixo!
DCEU vs. DCU: James Gunn explica retcon de Pacificador
E por que James Gunn optou por essa explicação mais simples, ao invés de contar uma história de multiverso qu levava o Pacificador do DCEU para o DCU? Em entrevista ao Omelete, ele revelou sua motivação.
"[Fiz isso] porque eu sabia que tínhamos mais histórias para contar com o Pacificador. Eu sabia que ele nunca esteve realmente em nenhuma dimensão específica. Ele sempre esteve meio que em sua própria dimensão. Sabe, quando você pensa na primeira temporada, vemos ele falando sobre o Bat-Mite e coisas assim. Eu realmente não acho que, sabe, nós conseguíamos imaginar o Bat-Mite interagindo com o Batman de Ben Affleck," Gunn brincou. "Bom, talvez seria divertido."
"Então, mas eu acho que ele sempre esteve nesse estágio intermediário onde, sabe... a DC estava passando por essa mudança onde o filme do Flash ia reescrever tudo. E era uma época louca, onde não havia regras no universo. Então eu pensei em pegar as poucas coisas que realmente importam [para a continuidade] e mudá-las,," continuou o roteirista. "Ainda não há uma Liga da Justiça no nosso DCU. Há um grupo que se autodenomina a Gangue da Justiça, que provavelmente é uma versão nascente da Liga da Justiça. E então, sabe, apenas regravando aqueles pequenos trechos, nós conseguimos estabelecer o que era cânone no novo universo."
Tudo sobre Pacificador
A nova temporada acompanha Christopher Smith (John Cena), o Pacificador, enquanto ele tenta reconciliar seu passado com um novo senso de propósito. Além disso, a temporada mostra o anti-herói enfrentando novos criminosos em sua controversa missão de alcançar a paz a qualquer custo. Porém, o segundo da série passará a fazer parte do novo DCU, que inclui os personagens de Superman e Comando das Criaturas.
Uma das propostas da temporada é justamente explicar como a série saiu do antigo DCEU e entrou no DCU, e especificando o que é o cânone do universo, além de lidar com a questão do multiverso. Segundo o criador, roteirista e também CEO do DC Studios, James Gunn, a série também continurá pontas deixadas por Superman e será importante para pautar o futuro do DCU.
Retornam na segunda temporada os talentos Danielle Brooks (Adebayo), Jennifer Holland (Emilia Harcourt), Freddie Stroma (Adrian Chase/Vigilante), Steve Agee (John Economos) e Robert Patrick (Auggie Smith/Dragão Branco) retornam para a segunda temporada. Entre as novidades do elenco estão Frank Grillo (Rick Flag Sr.), David Denman, Sol Rodríguez (Sasha Bordeaux/Black Queen) e Tim Meadows (Langston Fleury).
Uma das tramas da temporada será Rick Flag Sr., que apareceu em Superman e Comando das Criaturas, perseguindo o Pacificador, responsável por matar seu filho no filme O Esquadrão Suicida, primeira aparição do personagem de John Cena.
James Gunn assina o roteiro dos oito episódios da nova temporada Pacificador e dirige três deles, incluindo a estreia da temporada. Gunn, Peter Safran e Cena são os produtores executivos. Greg Mottola, Peter Sollett e Althea Jones também dirigem episódios.
A segunda temporada de Pacificador chegou no HBO Max do dia 21 de agosto, com novos episódios estreando às 22h toda quinta-feira. A primeira temporada também está no streaming.