Um dos personagens secundários mais populares de Os Simpsons, o Homem-Abelha foi promovido a protagonista no 12º episódio da 37ª temporada da série, exibido no último domingo (28) pela Fox norte-americana.
O capítulo, intitulado "O Dublê-Yi-Yi!", mostrou como Pedro Chespirito, intérprete do personagem cômico que diverte Homer Simpson e sua família, tornou-se astro de sua própria série de comédia pastelão.
Nascido no México, Pedro imigrou para os Estados Unidos em busca do sonho de tornar-se ator em Hollywood - mas acabou indo parar na cidade errada!
Ele então conseguiu emprego como zelador da sede de uma emissora de TV em espanhol recém-criada, chamada Channel Ocho Studios - uma referência ao seriado mexicano El Chavo del Ocho, conhecido no Brasil como Chaves, e uma das inspirações centrais para o personagem.
Em certa ocasião, enquanto tentava remover um ninho de vespas em um dos estúdios do canal, Pedro ficou preso em um balde e, na tentativa de se desvencilhar, acabou rolando por todo o estúdio até cair acidentalmente dentro de uma fantasia de abelha.
A cena foi tão hilária que um dos produtores do canal decidiu contratá-lo para ter seu próprio programa cômico, nascendo então o Homem-Abelha.
O episódio - que contém diversas referências a outros ícones da cultura pop, como a série Chapolim e o filme Era Uma Vez... em Hollywood - mostra também uma divertida interação entre Homer e o Homem-Abelha, quando este, já nos dias atuais, convence o marido de Marge a se tornar seu dublê em segredo - atividade que torna o patriarca um verdadeiro herói para seu filho Bart.
Para quem não sabe, Pedro Chespirito é uma homenagem ao falecido ator e produtor mexicano Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista das séries Chaves e Chapolim. O próprio sobrenome do personagem de Os Simpsons é uma referência ao apelido com que Bolaños ficou conhecido ao longo de toda sua carreira televisiva.