A apresentadora Oprah Winfrey, a personalidade da TV mais bem paga dos Estados Unidos, ficou em primeiro lugar numa lista das 30 celebridades mais generosas do país.
Composta a partir de dados públicos sobre doações pelo The Giving Back Fund, grupo que encoraja a filantropia, a lista consagra Oprah pelo segundo ano consecutivo graças às organizações criadas pela apresentadora, The Oprah Winfrey Foundation e Oprah's Angel Network - que gastaram mais de 50 milhões de dólares em 2007 em educação, saúde e defesa das mulheres e crianças em todo o mundo.
Oprah é conhecida por ações-surpresa em seu programa, como comemorar o início da temporada dando um carro de presente a cada pessoa do auditório, pagos com seu próprio dinheiro, ou dar valores, também de sua própria fortuna pessoal, para que cada um fizesse sua doação. A apresentadora, vítima de abuso sexual durante a infância, também usou seu programa para encontrar pedófilos procurados, facilitando sua captura pelas autoridades.
O envolvimento com projetos humanitários, no entanto, não segue sem obstáculos. A apresentadora foi criticada por inaugurar uma escola na África do Sul ao invés de ajudar escolas com problemas de recursos em seu próprio país. Oprah ainda enfrentou problemas quando uma responsável pelo dormitório foi acusada de maltratar as alunas.
O segundo lugar na lista foi para Herb Alpert, trompetista e fundador da A&M, que dedicou 13 milhões de dólares à educação através de sua The Herb Alpert Foundation e UCLA Herb Alpert School of Music. O terceiro lugar foi para a atriz Barbra Streisand, com 11 milhões em doações dedicadas ao meio ambiente, direitos civis, pesquisa da AIDS e mulheres. Em seguida, vem o ator Paul Newman, famoso por doar a renda da venda de sua linha de molhos, com 10 milhões de dólares em bolsas de estudo para a faculdade em que estudou em Ohio, a Kenyon College.
Brad Pitt e Angelina Jolie, que têm estrelado manchetes por seu trabalho com orfanatos na Ásia e com a reconstrução de Nova Orleans, ficaram em sexto lugar com 8,4 milhões em doações, atrás de Mel Gibson. O casal passou o Natal ajudando os necessitados, segundo Jolie, para mostrar aos filhos que o importante não eram as coisas que iriam ganhar, mas as pessoas em quem iriam pensar naquele dia.