A televisão brasileira esportiva perdeu um de seus nomes mais queridos. Faleceu nesta manhã de 29 de setembro Paulo Soares, jornalista, narrador e apresentador mais conhecido pelo apelido que ganhou na ESPN: "Amigão." Soares havia completado 63 anos no último dia 13 de setembro.
A informação da morte de Paulo Soares foi confirmada por Alex Tseng, também jornalista e apresentador da ESPN, via redes sociais. "Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas," ele disse. "Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade." Logo depois, a própria ESPN publicou o anúncio de sua morte no site oficial do canal.
"Paulo lutava há anos contra vários problemas de saúde, entre eles um na coluna, e teve falência múltipla dos órgãos. Estava internado há cerca de cinco meses no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), no qual faleceu," informa o comunicado da ESPN. O Amigão já havia passado por cirurgias e chegou a ficar afastado mais de uma vez da bancada do SportsCenter, programa que apresentou por anos na ESPN.
Foi no SportsCenter que Paulo Soares passou a ser conhecido como Amigão, apelido que ganhou força como fruto de sua parceria de duas décadas com o comentarista e co-âncora Antero Greco. Vídeos dos momentos mais engraçados dos dois acumulam milhões de visualizações no YouTube e reforçam o carinho criado pela dupla. Antero faleceu em maio de 2024 por conta de um túmor no cérebro.
Paulo Soares começou a carreira com 15 anos, já como narrador esportivo. Em 1994, se juntou à TVA Esportes, que eventualmente se transformou na ESPN do Brasil, em 1995. Ele deixou a empresa entre 1998 e 2003, mas voltou para o canal, assumindo o SportsCenter e narrando os mais diversos campeonatos de futebol, incluindo algumas Copas do Mundo.
O velório de Paulo Soares acontece na tarde desta segunda-feira (29) na cidade de São Paulo. Paulo Soares deixa a mãe, Anna Maria, a companheira, Marlene, os irmãos, Marcelo e Roberto. O Omelete expressa as mais sinceras condolências a família e amigos do Amigão.