Depois de Heath Ledger, cuja morte prematura chocou os fãs, agora é o adeus de um veterano do cinema. Roy Scheider, astro de Tubarão e All That Jazz, morreu na tarde de domingo em Little Rock, Arkansas, aos 75 anos.
Roy Scheider

Nascido em 1932, Roy Scheider era formado em história e seu objetivo na universidade era tornar-se advogado. Ele serviu três anos na Força Aérea, chegando ao posto de primeiro-tenente. Após a vida militar, Scheider voltou à faculdade dando início a sua carreira artística numa produção de Ricardo III. Sua estréia como ator profissional aconteceu no New York Shakespeare Festival como Mercutio em uma produção de Romeu e Julieta em 1961.
O primeiro papel de peso no cinema, no entanto, aconteceu dez anos depois em Klute e em seguida como o parceiro de Gene Hackman em Conexão França, papel que lhe deu sua primeira indicação ao Oscar. A segunda indicação veio em 1979 por All That Jazz, no qual Scheider interpretou Joe Gideon, o alter ego do coreógrafo Bob Fosse.
Em Tubarão, sem dúvida seu papel mais lembrado pelo grande público, Scheider interpretou um chefe de polícia que enfrenta a política local ao tentar fechar uma praia atacada por um tubarão durante a alta temporada. Sua frase "Você vai precisar de um barco maior" ficou em 35º lugar na lista das melhores citações de filmes feita pelo American Film Institute. O filme de Spielberg foi o primeiro a somar 100 milhões de dólares em bilheteria e para muitos representa o início da era do arrasa-quarteirão. Anos depois Scheider voltaria ao mar como o capitão do submarino no seriado SeaQuest DSV.
Em 1980 Roy Scheider voltou ao teatro, onde encenou A Traição, de Harold Pinter, trabalho que lhe deu o prêmio Drama League de Nova York. Nos últimos anos o ator emprestou sua voz a vários documentários e fundou a Hayground School em Bridgehampton, dedicada a criar um ambiente inovador e com diversidade cultural para as crianças do lugar. Atualmente ele estava envolvido no projeto de criação de um estúdio em Florença para a produção de uma série sobre a história da Renascença. Como muitos atores, Scheider também se envolveu em política, participando ativamente de protestos contra a ação militar dos Estados Unidos no Iraque.
Em 1986 Roy Scheider comentou numa entrevista à Associated Press ter trabalhado em três filmes marcantes. Conexão França por ter dado início ao subgênero dos thrillers de parceiros policiais, Tubarão como o primeiro arrasa-quarteirão, e All That Jazz por ser um musical totalmente diferente. Segundo o ator, os três filmes foram únicos e ele se considerava um profissional de sorte por tê-los em seu currículo.