A adaptação de O Mestre e Margarida é um sucesso na TV russa, apesar da superstição de que o livro seja amaldiçoado.
Escrita por Mikhail Bulgakov, a sátira foi banida por dezesseis anos até ser publicada em 1966. O livro segue o demônio pela Moscou dos anos 30, enquanto a criatura espalha morte e destruição pela cidade. Segundo o diretor Vladimir Bortko, o livro de Bulgakov teve grande impacto na antiga União Soviética, representando para muitos o primeiro encontro com a Bíblia.
A lenda de que o livro é amaldiçoado está ligada às tentativas anteriores de adaptação, que falharam ou adaptaram somente partes da história. Em 1994 uma nova versão foi filmada, mas, nunca foi exibida e desapareceu da casa do diretor para ressurgir anos mais tarde numa coleção particular. A nova minissérie começou a ser produzida em 2000, mas foi adiada depois que um descendente de Bulgakov vendeu os direitos a uma empresa dos Estados Unidos. Segundo Bortko, a idéia de maldição é absurda e o livro nunca foi adaptado antes por duas razões bastante terrenas, a ideologia durante o regime soviético e a falta de dinheiro no período posterior.
Amaldiçoada como aquela peça escocesa ou não, a primeira parte de O Mestre e Margarida atingiu 55% do público acima de dezoito anos.