Séries e TV

Artigo

Lembra desse? He-Man & She-Ra

Lembra desse? He-Man & She-Ra

04.04.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 13H14

He-Man

Teela e Gorpo

Esqueleto

Homem-Fera e Maligna

He-Man vs. Esqueleto

Stratos dá uma carona a Teela e Mentor

Montado no Gato Guerreiro

She-Ra

Hordack

Geninho, o infame

As novas aventuras de He-Man

Houve um tempo em que o herói de toda uma geração era um sujeito moreno, musculoso e com um improvável cabelo loiro em corte tigelinha. Não bastasse tal visual, trajava uma nada discreta sunga peluda e uma cruz no peito. Agora, o Cartoon Network, em comemoração aos vinte anos do herói, vai trazer o novo He-Man para o Brasil.

Com a estréia do remake, lançado nos Estados Unidos em 2002, nada melhor do que relembrar como tudo começou.

Pelos Poderes do Merchandisinnnng!!!!!

Na verdade, a série foi uma maneira de promover os bonecos Masters of the Universe que, segundo a lenda, teria sido criada às pressas para substituir uma linha de brinquedos baseada no filme Conan- O Bárbaro. Como o filme não tinha nada de infantil e o prejuízo parecia inevitável, mudou-se a aparência das personagens e a produtora Filmation (responsável pelas animações de Jornada nas estrelas, Tarzan, Flash Gordon, entre outras) foi contratada para criar uma série animada baseada naquela turma.

Coube a alguns roteiristas hoje famosos como Paul Dini (que revolucionou os desenhos do Batman na década passada) e J. M. Straczynski (criador do seriado de ficção científica Babylon V e roteirista das HQs do Homem-Aranha) a ingrata tarefa de criar um universo que justificasse os tipinhos esquisitos que habitavam o planeta Etérnia, um mundo completamente medieval, mas de tecnologia avançadíssima.

Ainda nas manhãs da Globo, os 130 episódios exibidos originalmente entre 1983 e 1985, fizeram da série uma febre entre jovens e crianças. Politicamente correto a ponto das personagens aparecerem ao fim de cada capítulo para explicar a lição de moral do dia, o desenho abusava da rotoscopia (técnica onde se filma um ator, e desenha-se por cima dessa referência), a Filmation garantiu um visual acima da média das animações televisivas da época. Embora os movimentos (reaproveitados à exaustão) do He-man correndo, pulando ou nadando fossem exatamente os mesmos de personagens de outras séries da Filmation, ninguém se incomodava muito. Outro detalhe que não importunava os fãs era o fato de que todo mundo no planeta era marombado. Os cenários caprichados e efeitos visuais deixavam qualquer moleque vidrado.

Quem é Quem em Etérnia?

O herói era o Príncipe Adam que, para o desespero de seu pai, era o ócio em pessoa. Quando não bocejava pelo palácio, estava procurando um motivo para assumir sua identidade secreta. Na verdade, seguindo o esquema clássico da dupla identidade, fingia-se de bobo e desinteressado a fim de esconder que era, na verdade, o grande herói do planeta. E, realmente, ele era muito eficiente, ainda mais se considerarmos que visualmente ele era o He-Man com camisa branca e rosa.

Ao brandir sua espada e gritar: Eu tenho a Forçaaaaa!, um raio caía sobre Adam e simplesmente o tostava, deixando-o moreno. O físico avantajado e o corte bom-moço eram os mesmos antes e depois. Só mudava o modelito e engrossava a voz do meninão. Por sinal, a voz do He-man virou uma espécie de marca registrada, marcando eternamente o dublador Garcia Júnior.

Enfim, era uma péssima identidade secreta, pior até do que os óculos que disfarçam Clark Kent, mas vá lá, em Etérnia, ninguém era malicioso mesmo. Só conheciam seu segredo a Feiticeira, guardiã do Castelo de Grayskull (sua fonte do poder); Mentor (Duncan, o chefe da guarda e cientista do rei), Gorpo (o bobo da corte) e Pacato, um tigre verde com listas amarelas, falante na voz de Orlando Drummond (dublador do Scooby Doo). Covarde acima de tudo, transformava-se no macho Gato Guerreiro, fiel companheiro (e meio de transporte) do He-man.

Completava o elenco a valente Teela. Mesmo trajando pouco mais do que um insinuante maiô branco, era a capitã da guarda de Etérnia e filha adotiva do Mentor, que a recebeu da Feiticeira numa história até hoje não muito bem explicada. De temperamento forte, sempre perdia a paciência com a moleza de Adam, que discretamente babava pela guerreira.

Quem também não entendia o príncipe eram seus pais: O rei Randor e a rainha Marlena. Por sinal, a regente de Etérnia é nativa da Terra; uma astronauta que perdeu o rumo e acabou presa no planeta. Salva por Randor, acabou se casando com ele. Que sorte a da moça, hein?

Entretanto, sem um bom vilão para tentar acabar com a alegria do bom povo de Etérnia, o desenho não teria sido o êxito que foi. Aí é que entra o Esqueleto.

Mesmo auxiliado por uma legião de incompetentes, tinha carisma suficiente para encarar o loiro anabolizado num mano-a-mano. Sua esqulética risada, cortesia do dublador Isaac Bardavich, fez dele tanto uma figura sinistra quanto cômica, diferente do unidimensional defensor do Castelo de Grayskull.

Por sinal, o tal castelo era objeto de cobiça da caveira de cara amarela. Invariavelmente, tentava adentrar os portões do Castelo a fim de dominar os poderes de Grayskull e conseqüentemente o planeta. Invariavelmente, era atrapalhado por seus estimados lacaios:

Homem-Fera: pouco mais do que um macaco vermelho, peludo e burro. Sempre desafiava He-man no braço, apenas para ser humilhado.

Mandíbula: outra mané, cujo maxilar de metal o permitia comer qualquer coisa. Tá e daí? Como essa não era uma habilidade muito espetacular, possuía uma arma no lugar de um dos braços, a qual podia trocar por outra dependendo da necessidade.

Aquático: um homem-peixe cuja frase mais erudita era: BLLLLGGGGGG!!!. Precisa dizer mais?

Maligna: a mais eficiente do grupo, era uma espécie de aprendiz de feiticeira do Esqueleto. Sem grandes poderes, mas com ambição suficiente para passar a perna no chefinho algumas vezes.

He-man também não tinha só aliados de primeira linha. Contava também com a ajuda de amigos infames como o Aríete (um anão burro, com pernas de mola, que apenas dava cabeçadas nas coisas), Multi-Faces (que apenas mudava de rosto), Roboto (um robô transparente), entre outros. Todavia, Gorpo era o melhor de todos: uma espécie de duende mágico sem pernas, que usava cachecol. Vindo de outra dimensão, nunca tirava o chapéu, que escondia um rosto extremamente feio. Além disso, suas mágicas não funcionavam direito. Mesmo muito atrapalhando, salvou o príncipe Adam de cair num abismo quando este ainda não era o He-man. Além deste ato de heroísmo, é o protagonista de uma das cenas antológicas do programa quando, ao lado de uma companheira de seu mundo, entoou a canção que impediu a destruição do universo:

O bem vence o mal,

Espanta o temporal.

O azul, o amarelo,

Tudo é muito belo.

Haaarmonia,

Quero um mundo cheio de aaalegria,

Harmonia e amor!

O universo pode não ter chegado ao fim. Mas certamente essa melodia, que sintetiza perfeitamente o espírito mais do que politicamente correto da série, dizimou neurônios de toda uma geração que, vingativa, parodiou a canção assim:

O mal vence o bem,
espanta o He-man!

A Teela é piranha....

E por aí vai. Outro aspecto negativo da superexposição do personagem foi a sua inevitável degradação. Exemplo disso era que, naquela época, era comum aparecerem marmanjos musculosos fantasiados de He-man em bailes e festas gay. Já a sua irmã, é um ícone adotado pelas Drag Queens até hoje.

Irmã?? He-man tinha uma?

Eu tenho saiasss!!!!

O sucesso do herói de sunga alavancou outro desenho: She-ra, a Princesa do Poder.

Protagonizado pela tal irmã do corpulento, a ação se passava em Etéria, outro planeta. Na verdade, o desenho era uma xerox roxa, rosa e afeminada de tudo o que havia em He-man. Era quase um mundo paralelo, onde tudo seguia uma fórmula consagrada. Não fosse criação da mesma produtora, certamente teria sido processado por plágio, tamanha a falta de originalidade.

Mas por onde andava essa tal irmã de quem nunca se ouvira falar antes? Acontece que a moçoila é a irmã-gêmea de Adam. Raptada ainda bebê pelo maligno Hordack (cópia desbotada do Esqueleto) que a levou para Etéria. Tudo bem que, na série do He-man ninguém jamais citou a tal criança roubada. Não apareceu um disposto a encontrá-la. No entanto, ela existia e, assim como o mano, tinha sua espada mágica e seu grito de guerra: Pela honra de Grayskull!!! Com ele, saía de cena a delicada Adora (líder da Rebelião do planeta) e surgia a sexy She-ra, com seus cabelos ondulantes e mini-saia que desafiava a imaginação dos pré-adolescentes, que se perguntavam como é que a roupa de baixo dela nunca aparecia.

Seu cavalo Espírito também se transformava, virava Ventania, um unicórnio alado, com voz de galã e penas multicoloridas. Uma alegria só. Juntos, combatiam Hordack e os soldados da Horda, senhores de Etéria e que pretendiam conquistar o Castelo de Cristal. Alguém já viu algo parecido em algum lugar? Por sinal, Hordack costumava trocar idéias com o bom e velho Esqueleto, que aparecia de vez em quando na série da She-ra. Ambos os vilões até juntaram forças no longa-metragem O Natal de He-man e She-ra, onde os irmãos se reencontram.

Se He-man já tinha uma tropa de seres infames ao seu lado, o que dizer da sua irmã que vivia numa floresta saída de um conto de fadas?

Dentre os vários tipos felizes que faziam parte do bando, vale a pena lembrar do Arqueiro. Galã de segunda, engraçava-se com ambas as identidades da moçoila. Talvez até não ficasse na saudade não fosse seu suspeito bigodinho e coração desenhado no peito. Além do figura, havia Lighthope, Madame e o fofucho Corujito, que sabiam da vida dupla da heroína, fora outros seres bizarros.

Entretanto, nada supera em infâmia o absurdo Geninho, que sempre aparecia ao fundo em alguma cena, escondido atrás de uma pedra ou arbusto. Para quê? Simplesmente para aparecer ao fim do episódio e dizer onde estava escondido enquanto todo mundo ralava. Foram 93 episódios com a irritante presença do baixinho ao final de cada um deles. E tome lição de moral!

Novas aventuras de He-Man

Além de She-Ra, em 1989 foi produzida a série As novas aventuras de He-Man, feita por outro estúdio depois do fim da Filmation. Nela, ele vai ao espaço descaracterizado: era mais magro e usava corte rabo-de cavalo e calças.

He-man e Esqueleto são transportados para outro mundo: Primus. Lá, o vilão lidera um novo grupo de asseclas criativamente denominados de Mutantes que competia com He-Man e seus novos amigos espaciais no que seria a sua Batalha Final. Foram 65 insossos episódios. Uma esquecível série que durou mais demais.