Law & Order SVU/NBC/Divulgação

Séries e TV

Lista

Law & Order SVU | 10 melhores episódios baseados em casos reais

Em 21 temporadas, série abordou histórias como Harvey Weinstein, Fox News e muito mais

04.11.2019, às 17H49.
Atualizada em 05.11.2019, ÀS 13H14

A 21ª temporada de Law & Order: SVU, que estreia esta semana no Universal TV, terá um dos lançamentos mais marcantes de sua longa história. No primeiro episódio, intitulado “I’m Going To Make You a Star”, a série mostrará um caso baseado nas acusações contra Harvey Weinstein, com um grande produtor que se aproveita de sua posição para assediar jovens aspirantes atrizes. O capítulo chama atenção pela grandiosidade do caso, mas esta não é, nem de perto, a primeira vez que SVU baseou seus episódios em histórias reais. Desde sua idealização pelo produtor Dick Wolf, a ideia do derivado de Law & Order era levar às telas acontecimentos e figuras do mundo real, aumentando conscientização para a violência sexual.

Celebrando a estreia da nova temporada, reunimos abaixo 10 dos mais memoráveis casos de Law & Order baseados em histórias reais. 

"Sick" (acusações contra Michael Jackson)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

Na quinta temporada, em 2004, SVU baseou o episódio "Sick" nas primeiras acusações de assédio enfrentadas por Michael Jackson. No capítulo, um garoto acusa Billy Tripley, um bilionário dono de uma loja de brinquedos, de abuso, e descreve a casa do empresário como um "uma terra dos sonhos" (semelhante a Neverland, Terra do Nunca, nome do rancho de Michael Jackson) onde ele recebia festas de pijama com crianças. O episódio dá a entender que a família do garoto recebeu dinheiro para retirar as acusações, mas a investigação é inconclusiva, e Tripley acaba livre. 

"Holden's Manifesto" (Tiroteio de Isla Vista)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

O episódio "Holden's Manifesto", da 16ª temporada, conta a história de Holden March, garoto que comete atos violentos contra mulheres que recusaram seus avanços. Suas ações, que são registradas em um diário em vídeo e um manifesto escrito, rapidamente escalam para assassinato. O caso é baseado no tiroteio de Isla Vista, cometido em 2014 pelo jovem Elliot Rodger, que deixou seis mortos e quatorze feridos. Rodger registrou suas frustrações em um e-mail e detalhou suas motivações para o ataque em um vídeo, no qual descreve como se sentiu rejeitado por mulheres e enraivecido por homens bem-sucedidos sexualmente.

"Funny Valentine" (Caso de Chris Brown e Rihanna)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

A história de agressão doméstica de Chris Brown e Rihanna, que aconteceu em 2009, foi adaptada por SVU no episódio "Funny Valentine", da 14ª temporada. No capítulo, a cantora Micha Green é agredida pelo astro do hip-hop Caleb Bryant mas se mostra relutante a prestar depoimento contra ele, com medo de prejudicar sua relação e carreira. O episódio leva o incidente às últimas consequências, quando Micha morre espancada por Bryant. 

"American Tragedy" (Assassinato de Trayvon Martin e racismo de Paula Deen)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

SVU combinou dois casos diferentes para o episódio da 15ª temporada, "American Tragedy", que conta a história de uma chef celebridade que é acusada de matar um jovem negro. Para o capítulo, SVU se baseou na história da apresentadora de um programa de culinária, Paula Deen, acusada de racismo por diversos funcionários em 2013, e no caso de Trayvon Martin, um garoto negro de 17 anos que foi assassinado pelo segurança George Zimmerman, que alegou legítima defesa apesar de Martin estar desarmado. Zimmerman foi inocentado e o julgamento chamou atenção em referências a violações de direitos civis e racismo.

"Glasgowman Wrath" (Caso do Slender Man)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

Na 16ª temporada, o episódio "Glasgowman Wrath" contou a história de amigas que são encontradas no meio de um parque, com uma delas esfaqueada. Segundo as duas outras, o crime foi cometido pelo Glasgowman, uma figura que nasceu de lendas da internet. A história é baseada no conto de Slender Man e no caso real de duas garotas que esfaquearam uma amiga 19 vezes para impressionar a figura misteriosa. 

"Producer’s Backend" (Acusações contra Bryan Singer)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

O episódio "Producer's Backend", de 2014, começa com a história de uma ex-estrela adolescente, Tensley Evans, que alega ter sofrido abusos por um produtor quando tinha 13 anos (apesar de não ter relação com o caso real, a atriz parece ser inspirada na figura de Lindsay Lohan). A investigação leva o esquadrão a investigar festas de Hollywood que eram promovidas por um grande produtor, onde diversas atrizes jovens sofreram diferentes tipos de abuso. A história se assemelha às alegações que surgiram em 97 e ressurgiram em 2014 contra o diretor Bryan Singer, acusado de abuso e estupro por diferentes garotos menores de idade. 

"The Newsroom" (Escândalos da Fox News)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

Como um dos maiores escândalos recentes, o caso da Fox News não poderia ficar de fora dos episódios de SVU. Em "The Newsroom", episódio da 18ª temporada, a série retratou a história de uma âncora que acusa seu chefe de estupro e inicia uma onda de acusações em série de outras funcionárias da empresa. Referências aos casos de assédio do presidente da Fox News, Roger Ailes, e ao comentarista político Bill O'Reilly são visíveis durante todo o episódio.

"Rape Interrupted" (Caso de Brock Turner)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

O episódio "Rape Interrupted", da 18ª temporada, conta a história de um garoto acusado por estupro após ter sido pego em flagrante mantendo relações sexuais com uma jovem inconsciente. O caso é baseado no julgamento de Brock Turner, um estudante de Stanford que cometeu o mesmo crime, alegando inocência e sexo consensual, dizendo não ter percebido que a vítima estava inconsciente. Seu caso chamou atenção porque Turner recebeu uma sentença leve, de seis meses na cadeia e três anos de liberdade condicional.

"Pathological" (Caso de Dee Dee e Gypsy Rose Blanchard)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

Na 19ª temporada, SVU leva às telas a história de Gypsy Rose Blanchard, que recentemente foi transformada em série de TV em The Act. Em 2015, Gypsy Rose matou sua mãe Dee Dee, que a tratava por diversas doenças (leucemia, asma e distrofia muscular) apesar de ser totalmente saudável. Dee Dee forçava a filha a se dizer doente, mais nova, e a submetia a medicamentos e cirurgias desnecessárias. Em "Pathological", o esquadrão investiga uma história muito parecida, conhecida como síndrome de Munchausen por Procuração.

"Accredo" (Culto sexual NXIVM)

Law & Order SVU/NBC/Divulgação

Um dos maiores escândalos do ano passado foi a descoberta de um culto sexual chamado NXIVM (pronunciado "nexium"), envolvendo Allison Mack, de Smallville. A seita utilizava chantagem para manter as mulheres como escravas sexuais, chegando até a marca-las com ferro quente na região próxima à virilha. SVU baseou o episódio "Accredo", da 20ª temporada, nesta história, focando a investigação no líder do grupo, após uma de suas seguidores ter sido encontrada assassinada.