Omelete

Séries e TV

Artigo

Indomável Explicado | Quem é o assassino, Sean Sanderson e final de Kyle

Nova minissérie da Netflix mostra história de assassinato que desencadeia outra série de mistérios

22.07.2025, às 22H30.

[Cuidado com spoilers do final de Indomável no texto abaixo, publicado originalmente em 18 de julho de 2025]

O novo suspense da Netflix traz Eric Bana como o agente federal Kyle Turner, que vive no Parque Nacional de Yosemite, nos EUA, e precisa investigar a morte de uma jovem desconhecida após o corpo dela cair - ou ser jogado - do alto do El Capitán, formação rochosa de mais de 900 metros, famosa entre os praticantes de escalada. Turner recebe a ajuda da guarda novata Naya Vasquez (Lily Santiago) e descobre que o parque tem outros segredos que vão se misturar com o assassinato.

Além de tudo isso, Turner ainda sofre com o trauma da perda do filho Caleb (Ezra Wilson) e uma investigação paralela sobre o desaparecimento de um homem há cerca de seis anos, que pode colocar em risco sua carreira.

Com tantas histórias paralelas e mistérios para resolver, vamos organizar todas as revelações da história até finalmente descobrir: quem matou Lucy?

[Cuidado com spoilers do final de Indomável no texto abaixo]

Qual a ligação de Kyle com Sean Sanderson?

Logo no início da história de Indomável descobrimos que uma advogada está investigando os procedimentos tomados há cerca de seis anos, quando Sean Sanderson desapareceu no Parque Nacional de Yosemite. Kyle Turner já trabalhava como agente no local e foi o responsável por tentar descobrir onde o homem “de família” estava, mas ele não encontrou nada. A advogada tenta condenar o parque por homicídio culposo, devido uma má investigação.

Ao longo da história, descobrimos que o caso de Sean Sanderson é mais próximo de Kyle e sua ex-esposa Jill do que realmente parece e o homem tem ligação direta com a morte de Caleb, o filho dos dois, que foi encontrado sem vida pelo pai. Caleb foi morto há, vejam só, cerca de seis anos, o mesmo tempo do sumiço de Sanderson.

Kyle é o responsável pela morte de Sean Sanderson?

Nos últimos episódios temos a confirmação de que Sean Sanderson realmente estava envolvido com a morte de Caleb. O homem sequestrou o garoto e o matou dentro do Yosemite. Jill conta para o atual marido Scott todo o ocorrido, sem nunca dizer de fato o que Sanderson fez com o menino. Mas não precisava, a dor da mãe mostra que coisas terríveis aconteceram.

Na mesma conversa descobrimos que Kyle sofre não apenas com o trauma da morte do filho, mas também com a mentira da ex-esposa, que contratou Shane Maguire (Wilson Bethel), um guarda-caçador do parque, que viu o homem com o garoto em suas câmeras para vigiar animais, para chantagear Sanderson e atraí-lo até o Yosemite. Ela pediu para que Shane então desse fim na vida do assassino de Caleb. Ao contrário do que imaginamos, Kyle não é o responsável e seu casamento acabou depois dessa atitude de Jill.

Os traficantes mataram Lucy Cook?

Ao longo da investigação de Kyle e Vasquez, descobrimos que a jovem assassinada se chama Lucy Cook, uma menina que desapareceu há anos depois da morte da mãe, uma mulher indígena que vivia dentro da comunidade do Yosemite. Anos mais tarde, Lucy retornou e vivia escondida no parque da mesma forma que outras pessoas estão por lá: em barracas de acampamento. Os investigadores descobrem que ela carregava drogas e que, em um de seus ferimentos está uma marca de tiro.

Kyle e Vasquez procuram pela origem das drogas até que encontram um grupo de traficantes que trabalha dentro de minas abandonadas do parque. Depois de um intenso tiroteio, as autoridades prendem os traficantes, mas descobrem que eles tinham contato com Lucy apenas para venda de droga.

Shane Maguire é o assassino de Lucy Cook?

O guarda-caçador é um exímio atirador e anda sempre com um rifle de longa distância no ombro, chamando a atenção de Kyle. O comportamento explosivo, estranho e violento dele também deixa o agente com a pulga atrás da orelha. Quando descobrimos que ele foi o responsável por matar Sanderson, as coisas começam a se encaixar, já que Kyle descobre um celular com vídeos de Lucy e namorado dela que, até o momento, não sabíamos ser Shane.

Kyle vai atrás do homem - os dois já tinham brigado anteriormente quando Jill tentou tirar a própria vida e o agente federal ameaçou o guarda interpretado por Bethel (o Mercenário da série do Demolidor). Os dois então começam uma perseguição dentro da floresta e Shane deixa Kyle ferido. Quando as balas do protagonista acabam, o caçador fica frente a frente com Kyle e diz que chegou a hora dele se reencontrar com o filho. Vasquez chega na hora e mata Shane antes que ele atirasse no companheiro dela.

Quem é o pai de Lucy Cook?

Uma das investigações da série é quem seria o pai de Lucy, já que o exame de DNA mostrou que não seria o homem que todos acreditavam. Depois de sair do hospital, Kyle vai até o local onde Lucy teria ficado depois de fugir do Yosemite e descobre um lar adotivo sujo, cheio de problemas, onde as crianças ficavam trancadas apenas para os cuidadores receberem o dinheiro do governo.

Ao conhecer uma jovem que é filha da dona do local, Kyle descobre que Lucy uma vez se referiu ao pai como “um policial” e que ele voltaria um dia para buscá-la. Kyle liga os pontos e descobre que o policial próximo da família de Lucy era Paul Souter (Sam Neill), o chefe dos guardas e seu amigo pessoal.

Paul matou Lucy Cook?

Quando Kyle confronta o amigo, dizendo que tem provas de DNA contra ele, Paul confessa que é o pai de Lucy e que havia deixado a menina no lar adotivo para que seu casamento não terminasse devido ao relacionamento extraconjugal. Paul afirma que nunca mais havia tido contato com Lucy e Kyle afirma que vai precisar colocar os rifles de Paul para perícia balística. Ao pegar o telefone para ligar para Vasquez, Paul pede que ele desligue e diz que há cerca de um ano Lucy havia retornado e o estava chantageando.

Paul conta que um dia Lucy sumiu com a neta dele e o chefe dos guardas foi atrás da filha. Foi Paul quem atingiu a perna de Lucy com o tiro, que de acordo com ele foi para apenas assustá-la.

Quem matou Lucy Cook em Indomável?

Paul conta que depois do tiro, ele tentou falar com Lucy, mas a jovem continuou fugindo. Ela subiu até o El Capitán e de lá, se jogou, parando nas cordas dos dois alpinistas do início da série. Kyle diz que o amigo deve se entregar e contar a verdade, mas Paul pega uma arma e o ameaça, dizendo que eles precisam guardar o segredo.

Kyle vira as costas e continua andando para entregar o amigo. Paul dá um tiro na própria cabeça, caindo no rio e sendo levado pela correnteza. O corpo de Lucy finalmente é entregue para a comunidade indígena da mãe dela e um ritual de funeral é realizado.

O que acontece com Kyle Turner?

Kyle está em paz. Ele mais uma vez tem uma visão com Caleb e diz ao filho que não está na hora deles se encontrarem ainda. Ele arruma suas coisas, deixando Yosemite para trás. Em um bilhete, ele entrega para Vasquez seu cavalo e uma caixa cheia de carrinhos - que eram de Caleb - para Gael.

----

Todos os episódios de Indomável já estão disponíveis na Netflix.