Produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg, a minissérie Band of Brothers estréia na segunda-feira no canal A&E Mundo.
Dividida em dez episódios, a série é baseada no livro de Stephen Ambrose, que acompanha a história verídica da Easy Company, um comando de pára-quedistas do exército norte-americano. Quase todos os atores do elenco principal foram escolhidos por sua semelhança com os homens da Easy e todos passaram por duas semanas de treinamento para dar mais autenticidade à interpretação. O elenco tem Damian Lewis, Ron Livingston, Donnie Wahlberg, Matthew Settle, Neal McDonough e David Schwimmer, mas ao todo, há mais de 500 papéis com falas na produção.
Com um custo total de 120 milhões de dólares, a série ganhou seis prêmios Emmy e o Globo de Ouro de Minissérie do Ano. Os episódios vão ao ar de 15 a 19 de novembro às 21 horas. A partir do dia 21, o canal reapresenta a série aos domingos a partir das 19 horas.
Clique
aqui para a ler a resenha de Band of Brothers
(que o nosso editor Érico Borgo garante que é o melhor DVD de
toda a sua coleção).
Sinopses do canal:
1. Currahee – 15/11, às 21h
Direção: Phil Alden Robinson
Em 1942, um grupo de jovens norte-americanos prepara-se para entrar no novo regimento das Forças Armadas, as tropas pára-quedistas denominadas Easy Company. A primeira missão desta companhia será invadir a Europa ocupada. Sob a severa liderança do tenente Sobel (David Schwimmer), os membros do regimento passam de simples civis a um dos melhores grupos de elite do Exército. Durante o treinamento, aumenta a rivalidade entre Sobel e o tenente Winters (Damian Lewis). Mas o “Dia D” se aproxima: os aviões estão prontos, centenas de pilotos aguardam ordens e a Normandia abrirá suas portas aos Aliados.
2. O Dia dos Dias (Day of Days) – 15/11, às 22h30
Direção: Richard Loncraine
Chega o “Dia D”, 6 de junho de 1944. Centenas de tropas pára-quedistas sobrevoam o Canal da Mancha em direção à França, enquanto o oficial Winters aterrissa sozinho no campo. Ao perder seu rifle no salto, ele tenta encontrar o restante do grupo; sua única arma: uma faca. Nessa missão, os Aliados devem desarmar um comboio alemão e inutilizar suas peças de artilharia. A missão foi planejada para ter sucesso, mas um fracasso custará muito caro aos Aliados.
3. Carentan – 16/11, às 21h
Direção: Mikael Salomon
Dois dias depois da invasão, alguns pára-quedistas continuam perdidos. No avanço em direção ao vilarejo de Carentan, a unidade sofre muitas baixas e surge outro problema: uma lesão na perna de Winters Embora outras forças venham ajudar no combate, os feridos deverão reunir toda sua coragem para ficar em pé e disparar contra o inimigo. Trinta e seis dias depois, a Easy Company estará de volta à Inglaterra, mas a celebração será curta.
4. Os Substitutos (Replacements) – 16/11, às 22h30
Direção: David Nutter
Novo objetivo: a Holanda ocupada. A população de Eindhoven os recebe como libertadores. Quando as unidades chegam, acompanhadas de um grupo de tanques britânicos, são surpreendidas por uma força alemã superior e têm de retroceder. O sargento Randleman esconde-se em uma fazenda e mata um soldado errante com sua baioneta. A operação Holanda parece fracassar.
5. Encruzilhadas (Crossroads) – 17/11, às 21h
Direção: Tom Hanks
O tenente Winters guia seu contingente a uma arriscada missão em um dique alemão. Mas ele é promovido e a Companhia troca de mãos; agora é a vez do oficial Heyliger, que encabeça uma operação resgate. Alguns soldados britânicos têm de escapar de Arnhem, povoado sitiado pelas tropas alemãs. Hitler planeja contra-atacar no bosque de Ardentes. Tão valente quanto mal-equipada, e com a ajuda de Winters, a Easy Company pretende enfrentá-lo.
6. Bastogne – 17/11, às 22h30
Direção: David Leland
O ataque alemão é inevitável. As tropas esperam, entrincheiradas, no povoado belga de Bastogne. O Dr. Roe trata de encontrar morfina e todo material necessário para tratar dos ferimentos de combate. Em sua busca por remédios, conhece uma bela enfermeira belga, disposta a ajudá-lo. É Natal e não há sinais de trégua. Em meio à fome e à desolação, os homens se preparam para celebrar a data, mesmo estando nas trincheiras.
7. A Gota D’Água (The Breaking Point) – 18/11, às 21h
Direção: David Frankel
O sargento Lipton empenha-se em manter a Companhia unida durante um feroz bombardeio, que tira a vida de muitos veteranos, enquanto outros ficam mutilados. O moral está baixo no front. Na nova missão, o medo ameaça transformar-se em fator determinante. Mas o oficial Speirs entra em ação, guiando as tropas na tomada de Foy, um povoado próximo à zona de combate.
8. A Patrulha (The Last Patrol) – 18/11, às 22h30
Direção: Tony To
O novo avanço da Easy Company é em direção a um povoado na Alsácia, perto da fronteira alemã. Apenas um rio separa as duas forças. O oficial Jones oferece-se para comandar uma missão, cujo objetivo é tomar alguns prisioneiros que forneçam informações. A frustrada campanha em Bastogne ainda pesa sobre suas cabeças e boas notícias se fazem necessárias. Dois soldados inimigos são capturados; eles haviam assassinado um companheiro.
9. Por Isso Nós Lutamos (Why We Fight) – 19/11, às 21h
Direção: David Frankel
Finalmente a Easy Company entra na Alemanha, onde não encontra resistência. O ‘inimigo’ não se diferencia muito deles mesmos e os veteranos aproveitam para relaxar e confraternizar com os moradores locais. O capitão Nixon volta falando cinicamente sobre a guerra e bebendo demais. Surgem muitos campos de concentração abandonados, com prisioneiros judeus desnutridos. E enquanto atendem as vítimas, chega a grande notícia: Hitler se suicidou.
10. Points – 19/11, às 22h30
Direção: Mikael Salomon
A Easy Company entra em Berchtesgaden, antigo lar dos chefes do Terceiro Reich. Juntos, celebram a vitória no topo da montanha de Hitler. As tropas seguem para a Áustria para restabelecer a ordem. Várias divisões serão enviadas ao Teatro das Operações do Pacífico e apenas alguns felizardos voltarão para casa. Mas em um campo de beisebol austríaco, Winters lhes dá a notícia: o Japão se rendeu e a guerra chega ao fim.