Claire Underwood em House of Cards/ Divulgação/ Netflix

Séries e TV

Notícia

House of Cards | Showrunners contam como repensaram 6ª ano sem Frank

Série estreia em 2 de novembro

24.10.2018, às 18H58.
Atualizada em 24.10.2018, ÀS 19H22

A sexta e última temporada de House of Cards chega à Netflix em 2 de novembro, mas a remessa derradeira de episódios passou por mudanças significativas antes do material ficar pronto. A demissão de Kevin Spacey fez com que a sexta temporada, que já estava sendo gravada, fosse repensada sem seu protagonista - os showrunners Melissa James Gibson e Frank Pugliese contaram em entrevista ao TVLine, contudo, que nem todas os cenas filmadas antes da demissão de Spacey foram perdidas.

"Algumas das cenas de Doug foram aproveitadas porque ele estava separado da história principal no início da temporada", contou Pugliese e Gibson completou: "E algumas das primeiras cenas de Claire. Mas foi muito pouco. Nós só tínhamos filmado por duas semanas e meia quando Spacey foi demitido".

As mudanças, contudo, foram significativas, de acordo com Gibson. "Nós tivemos que responder às circunstâncias - no mundo real, mas também no mundo da série. Sabíamos que era realmente importante não terminar a história sem uma conclusão adequada. Nós estávamos muito comprometidos em terminar isso organicamente e com integridade. Muito desse material [perdido] foi reformulado como informação de fundo".

Apesar das alterações no plano original terem sido significativas, uma coisa já era esperada: o destaque de Claire, como conta Pugliese. "Nós já sabíamos que essa temporada seria a vez de Claire. E sabíamos que estava indo para uma situação muito tênue e difícil para uma mulher presidente passar". Gibson completa ainda dizendo que as coisas não fiam mais fáceis para ela com a morte de Frank: "Francis, no final da quinta temporada promete controlar a atuação dela como presidente na sexta temporada. E, em certa medida, ele tenta fazer isso de além-túmulo".

De acordo com Gibson, a maior dificuldade da nova temporada foi manter o espírito de Frank vivo em cena, mesmo com a ausência do personagem. "Lidamos com o fato de que Francis não estaria mais em cena, mas que sua presença ainda seria sentida na história. Tentamos descobrir como dramatizá-la, navegar por ela ao invés de tentar fugir disso". 

Robin Wright ocupará o papel central no ano final, depois que a quinta temporada concluiu com seu personagem, Claire Underwood, se tornando a nova presidente dos Estados Unidos. Todos os sinais apontam para que o personagem de Kevin Spacey sofrerá uma morte fora da tela.

House Of Cards retorna para o seu último ano em 2 de novembro na Netflix