Séries e TV

Notícia

HBO Go não disponibiliza programa de John Oliver sobre eleições brasileiras

Episódio 25 da quinta temporada do Last Week Tonight with John Oliver não aparece no catálogo

23.10.2018, às 21H11.
Atualizada em 23.10.2018, ÀS 21H58

A HBO não disponibilizou o 25º episódio da quinta temporada de Last Week Tonight With John Oliver no catálogo de seu serviço de streaming, a HBO Go. No programa em questão - confira acima -, exibido originalmente em 7 de outubro, o apresentador se debruça nas eleições brasileiras e fez críticas contundentes ao candidato à presidência Jair Bolsonaro, dizendo que não só seu opositor Fernando Haddad seria uma opção melhor para o cargo como até o "Homem-Aranha do Amapá" - nome usado por Aderilson da Silva para concorrer como deputado estadual no Amapá - o seria.

Apesar das críticas mais fortes terem sido destinadas a Bolsonaro - durante o programa, Oliver chamou o candidato do PSL de "ser humano terrível" e disse que ele "não reflete o que o Brasil tem de melhor" -, o apresentador também avaliou negativamente a postura do PT nas eleições presidenciais, criticando como a campanha de Haddad foi criada sob a sombra do ex-presidente Lula e apelidando o ex-prefeito de São Paulo de "Lula diet".

Contudo, durante a maior parte do programa, Oliver debate primordialmente a ideia de como o desejo de mudança na política pela população brasileira poderia eleger um candidato "conhecido por suas visões racistas, misóginas, homofóbicas e até antidemocráticas", como o próprio programa classifica Bolsonaro. O programa discorre ainda por afirmações do candidato que, como sublinha Oliver,  vão desde "eu defendo a ditadura militar" até "um policial que não mata não é um policial". 

Até o presente momento, o episódio não foi disponibilizado na HBO Go - na lista de capítulos da quinta temporada, após o episódio 24, o catálogo oferece episódio 26. Vale lembrar que com o fim da regra que impedia sátiras a políticos em período eleitoral, derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em junho deste ano, não há impedimentos do ponto de vista legal para a exibição do conteúdo na plataforma de streaming.

Procurada sobre a ausência do conteúdo, a HBO ainda não emitiu nota oficial ou esclareceu o motivo de não ter disponibilizado o episódio.

Reprodução/ HBO Go

Em 2017, HBO renovou por mais três temporadas - entre elas, a atual - o talk show Last Week Tonight With John Oliver, com 30 episódios para cada nova remessa - saiba maisNo ar desde 2014, John Oliver apresenta atualmente a quinta temporada do programa no qual comenta semanalmente de maneira irreverente alguns dos principais assuntos do mundo.