Séries e TV

Lista

Game of Thrones | O que o primeiro teaser revela sobre a última temporada

Vídeo tem ausência importante

13.01.2019, às 23H55.

A HBO divulgou hoje (14) que a última temporada de Game of Thrones será lançada em 14 de abril, e liberou um pequeno teaser acompanhado da data - assista aqui.

Apesar de rápido, o vídeo e cheio de significados e abaixo listamos alguns momentos importantes:

Starks nas criptas de Winterfell

O teaser começa mostrando cada Stark entrando nas criptas de Winterfell e ouvindo promessas e frases de cada um dos personagens. Isso mostra o quanto o que restou da família será importante no desfecho da história - como já falamos anteriormente aqui. Não é segredo para nenhum fã de Game of Thrones que o clã foi o que mais sofreu desde a época de Lyanna até o Casamento Vermelho. E muito desse sofrimento foi fruto de erros dos próprios Starks. Aos jovens que sobrevivem até aqui, resta realmente ouvir as vozes do passado, aprender com elas e não repetir seus erros em um momento tão decisivo para Westeros.

Ausência de Bran

Antes que as frases continuem, uma pena cai da estátua de Lyanna Stark e Jon parece sentir alguma presença. Apesar da pena não ser totalmente preta, não há como não associar o objeto com Bran Stark, o Corvo de Três Olhos e o único da família que não aparece entrando nas criptas. Isso levanta vários questionamentos. A mesma pena vista no começo do teaser aparece congelando no final, o que pode indicar que o garoto foi morto pelo Rei da Noite, que já atravessou a Muralha no fim da temporada anterior. Outra possibilidade (essa muito discutida pelos fãs) é de que Bran ficará ao lado do Rei da Noite e se tornará um Caminhante Branco, levando sua família a lutar contra ele. Seja qual for o caminho, o teaser tem a intenção clara de reunir os irmãos Starks e deixar um de fora com certeza tem um significado importante.

Verdade sobre Jon Snow

Quando Jon Snow passa pela estátua de Ned, ele não ouve um ensinamento, mas sim a última frase de seu “pai” para ele: “Você é um Stark. Pode não ter meu nome, mas tem meu sangue”. Isso deixa claro que a temporada lidará com a identidade verdadeira de Jon Snow, revelado como Aegon Targaryen na sétima temporada. Essa revelação tem potencial para mudar tudo, inclusive a relação de Jon com Daenerys. Será que os dois continuarão juntos? E o Trono de Ferro? É mais direito dele, último herdeiro vivo de Rhaegar, ou dela, a irmã perdida que atravessou o mundo para conquistá-lo?

Encarar o próprio fim

A parte mais assustadora do teaser, sem dúvida, é quanto os Starks encaram as estátuas que representam suas mortes. Embora impactante, a cena merece ser analisada com cuidado. A aparição das estátuas não quer dizer necessariamente que os personagens vão morrer. Vale lembrar que para divulgar a sexta temporada, a HBO lançou cartazes com os rostos dos personagens no Hall das Faces, também indicando que eles poderiam morrer e isso não aconteceu com todos. Muitos dos materiais criados para esses teasers são feitos especificamente para isso e nem sequer aparecem na temporada. Winterfell está na linha de frente da batalha contra o Rei da Noite e o que os Starks encaram nessa cena é a importância disso: esse será o destino deles em caso de falha.

Chegada do inverno

Por fim, as criptas são invadidas pela fumaça branca que significa a chegada do inverno - e do Rei da Noite. Richard Pleper, CEO da HBO, afirmou anteriormente que cada um dos seis episódios da temporada é como um filme - saiba mais. Como a queda de parte da Muralha já aconteceu na temporada anterior, é esperado que a série comece a lidar com a chegada dos Caminhantes Brancos logo no primeiro episódio, sem esticar muito essa ameaça. A série já provou sua grandiosidade anteriormente, com cenas como a Batalha dos Bastardos, então os fãs esperam algo à altura em seu ano de encerramento.