Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Artigo

Quem são os supermutantes? Entenda nova espécie apresentada em Fallout

Grupo tem uma longa e diversa história dentro da mitologia dos jogos

4 min de leitura
21.01.2026, às 06H30.

Créditos da imagem: Marcus, em Fallout: New Vegas (Reprodução)

ATENÇÃO: Spoilers de Fallout a seguir!

Eles estão entre nós! Depois de nos dar um gostinho no 5º episódio, com a menção do infame Vírus da Evolução Forçada, Fallout finalmente nos introduziu à versão live-action dos supermutantes. Mas, afinal, quem são eles e qual tipo de papel eles vão desempenhar na série do Prime Video?

A gente explica tudo a seguir! Vem com a gente.

Super-mutante em Fallout (Reprodução)

Como surgiram os super-mutantes?

Como falamos brevemente no nosso texto sobre o Vírus, os supermutantes são o resultado da experimentação em humanos conduzida pelo exército estadunidense – e, especialmente, por certa facção do governo dos EUA – a fim de criar um supersoldado. O resultado foram humanóides com força muscular extraordinária, mas também resistência a radiação e doenças e inteligência modificada.

Durante os jogos de Fallout, conhecemos várias “ramificações” diferentes desses experimentos, espalhadas por regiões diferentes dos EUA, que resultaram em super-mutantes de habilidades e capacidades cognitivas diferentes.

Quais são os tipos de supermutantes?

Os supermutantes da Base Mariposa: Esta base militar secreta construída pelo governo antes da guerra, pertinho de San Francisco (Califórnia), foi palco de alguns dos primeiros testes com o Vírus. Depois, virou o quartel-general da Unidade, facção fundada por um médico inescrupuloso que, após a mutação, ficou conhecido como o Mestre e planejava transformar toda a humanidade em supermutantes. Após a sua derrota pelo protagonista do primeiro Fallout, os soldados do exército da Unidade podem ser encontrados vagando o Ermo da Costa Oeste dos EUA em Fallout 2 e Fallout: New Vegas – o que significa que são provavelmente eles que encontraremos na série.

Os super-mutantes do Abrigo 87: Encontrados em Fallout 3 e Fallout Shelter, esses mutantes são resultado de experimentos conduzidos pela Vault-Tec no que eles chamaram de Programa de Evolução Experimental (EEP, na sigla em inglês). Menos organizados e quase invariavelmente mais agressivos, eles são rivais da Irmandade do Aço na região batizada de Capital Wasteland (perto de Washington, capital dos EUA pré-guerra).

Os super-mutantes do Instituto: Em Fallout 4, o Instituto (uma facção subterrânea dotada de muita tecnologia, que utiliza androides – ou synths – como escravos e planeja retomar o Ermo para sua versão “civilizada” de humanidade) também criou supermutantes através de experimentos com o Vírus, mas eles foram considerados fracassos e liberados no mundo sem nenhuma cerimônia. Esses supermutantes também são mais agressivos, mas desenvolveram uma espécie de sociedade e filosofia dentro de suas comunidades, representando assim uma população legítima do Commonwealth.

Os super-mutantes da West Tek: Por fim, em Fallout 76 conhecemos os supermutantes desenvolvidos pelo Vírus manipulado pela West Tek, outra das grandes empresas estadunidenses pré-Guerra, na região dos Apalaches (os antigos estados de Ohio, West Virginia e Virginia). Bem semelhantes aos vistos em Fallout 4, esses mutantes são bastante agressivos, mas ainda mais inteligentes e organizados, assumindo posições como mercadores e chefs dentro da organização social do pós-apocalipse.

Strong, um supermutante em Fallout 4 (Reprodução)

Como os supermutantes aparecerão na série?

A primeira aparição de um supermutantes na Fallout do Prime Video foi breve, mas já bem empolgante para os fãs e reveladora – primeiro, porque o personagem que vemos conversar com Cooper (Walton Goggins) durante a cena em questão é interpretado por Ron Perlman (Hellboy), um ator que já tem história com a franquia.

Além disso, no entanto, as falas do supermutante revelam um pouco do ethos da facção que veremos na série: eles estão se organizando para buscar vingança, e especificamente vingança “contra aqueles que os criaram”. O Enclave, introduzido pra valer neste mesmo episódio, tem tudo a ver com isso – representando os remanescentes de um “deep state” dentro do governo dos EUA pré-Guerra, eles se estabelecem no Ermo como um poder tecnológico importante, e representam os poderes que manipularam o Vírus pela primeira vez… muito embora a Vault-Tec também tenha culpa nesse cartório, e a Irmandade esteja entre as grandes inimigas dos mutantes durante os jogos.

De qualquer forma, vai ser interessante observar como os supermutantes vão se encaixar no equilíbrio de poder frágil no Ermo, e quem eles vão selecionar como seus inimigos. Fallout continua em exibição no Prime Video, com novos episódios às quartas-feiras.

Webstories