Séries e TV

Artigo

Doctor Who | Nova temporada "reinicia" a história e mostra que Pearl Mackie foi a aposta certa para a nova companheira

A personagem Bill Potts rouba a cena e ajuda a introduzir o início do fim da era Moffat e Capaldi

05.04.2017, às 00H37.
Atualizada em 07.04.2017, ÀS 10H28

"As pessoas te chamam de Doutor, como eu posso te chamar?" / "De Doutor" / "Doutor quem (Doctor Who)?" O diálogo que está no início do primeiro episódio do novo ano de Doctor Who já entrega pistas de como será esta temporada: repleta de aprendizados e com um ar de "reboot" na trama.

O Omelete esteve em Londres à convite do canal Syfy Brasil para conferir "The Pilot", o episódio que marca a entrada de dois novos companheiros, Bill Potts (Pearl Mackie) e Nardole (Matt Lucas), e também dá início ao fim da era de Peter Capaldi como protagonista. Bill entra em cena para guiar o espectador novato na mitologia da série, questionando cada detalhe: como é possível viajar tão rapidamente de um lugar para outro? Quem são os Daleks? Como a Tardis funciona? E é claro, ela se impressiona porque a cabine é maior por dentro.

Esse sentimento de renovação não é à toa. Steven Moffat (showrunner da série que também está de saíd) disse na coletiva após a transmissão do episódio que a nova companheira marca um novo começo. "Acho que ninguém fica cansado de ver os primeiros passos de alguém dentro da Tardis. O episódio não se chama 'O Piloto' por acaso", afirmou. Anteriormente, em entrevista ao RadioTimes, Moffat também falou que gostaria que novos fãs chegassem com esta temporada, já que não será necessário ter assistido aos outros anos para compreender a história.

Aqui vemos um Doutor preso na Terra, como professor de uma universidade, curioso para conhecer mais sobre a menina da cantina que, mesmo sem ser aluna, assiste a todas as suas aulas que falam sobre o tempo e espaço. Bill, ao se aproximar dele, já cria intimidade o bastante para contar sobre sua paixão platônica por uma garota. A atriz Pearl Mackie, ao revelar que seria abertamente gay na série, disse que "é algo que faz parte da personagem e com o qual ela está muito feliz e confortável". É exatamente isso que vemos no episódio, tudo é muito natural e tratado de maneira inteligente, sem estereotipar ou subestimar o espectador. A nova companheira do Doutor já chega com um explosivo carisma e toma conta de grande parte do episódio. 

Já o "mistério" da vez acontece mais para apresentar um novo mundo a Bill do que acrescentar de fato algo a trama, tanto que seu arco é concluído ali mesmo. Sem entrar em grandes spoilers, é explicado por que no trailer vemos uma forma humanóide falando "exterminar".

Quanto ao outro companheiro, que os fãs conhecem do episódio de Natal, Nardole ganha pouco tempo de tela, porém é um papel que complementa muito bem a dinâmica entre o Doutor e Bill. Pelo o que foi mostrado no capítulo, ele deve ganhar bastante espaço durante a temporada, principalmente como alívio cômico. Na coletiva, Matt Lucas afirmou que muitos fãs devem se perguntar o que o ciborgue companheiro de River Song está fazendo ali, porém há uma explicação. "Eu não posso contar agora porque não conseguiria correr rápido o bastante de Moffat, mas definitivamente há um motivo e veremos lados diferentes dele daqui pra frente" disse o ator.

A décima temporada de Doctor Who tem de tudo para ser única, principalmente em relação a despedida de Capaldi do papel. "Será triste acordar e não ser mais o Doutor", afirmou o ator na coletiva. Porém Moffat rebate: "Peter, você sempre será o Doutor, pergunte aos seus predecessores". Para este novo ano, restam as perguntas: o que esperar da regeneração? Como serão os retornos de Missy, os vilões Ice Warriors e mais? Com um ótimo primeiro episódio, Doctor Who retorna dia 15 de abril no Reino Unido e, com um dia de diferença no Brasil, vai ao ar dia 16 de abril, às 20h, pelo canal pago Syfy. Com esta lufada de ar fresco na história, que cada vez mais novos passageiros entrem a bordo da Tardis.