Netflix/Divulgação

Séries e TV

Crítica

Vikings: Valhalla esvazia grandeza da série original em derivado artificial

Netflix retoma universo nórdico com produção amadora e impessoal

26.02.2022, às 13H04.

Nada de Breaking Bad ou Mad Men: a série mais emblemática da Era de Ouro da televisão é Vikings. Em uma jornada digna do Sonho Americano, a produção surgiu do nada em uma emissora de segunda, estrelada por ninguém de peso, e mesmo assim fez seu nome e conquistou espaço em um cenário altamente disputado. 

A Era de Ouro chegou ao fim, e a TV - assim como Hollywood no geral - passa pela era do streaming e da supervalorização das franquias. Novamente, os nórdicos surfam na tendência do momento com Vikings: Valhalla, mas dessa vez a produção serve como exemplo de que a fome das plataformas digitais e executivos por universos expandidos não é sempre sinônimo de boas histórias.

Pouco mais de um ano após a conclusão da original, a série inédita é ambientada mais de um século depois das memoráveis explorações e conflitos de Ragnar Lothbrok e seus descendentes, cujo legado é uma maior presença viking em toda parte do globo. Algumas coisas, porém, nunca mudam: os guerreiros seguem mal vistos pelos monarcas ingleses e a sociedade anglo-saxã. As tensões chegam ao ápice quando o rei Aethelred II (Bosco Hogan) ordena o extermínio do povo nórdico nas terras da Grã-Betanha. Como retaliação, os Jarls se reúnem para montar um enorme exército viking sedento por vingança pelo massacre.

É uma premissa forte, ainda que relativamente simples, mas cujo conflito central é resolvido de forma anticlimática logo no segundo episódio da temporada, quando há um salto temporal de um ano, o rei morre de causas naturais, e a jornada dos guerreiros se torna vazia. Infelizmente, este não é um caso não é isolado: o derivado tem um incômodo hábito de buscar resolução fáceis para seguir rapidamente para o próximo arco. 

O mesmo se repete nos protagonistas Leif Eriksson (Sam Corlett) e Freydis Eriksdotter (Frida Gustavsson), groenlandeses que partem para a Noruega em uma busca por vingança que se resolve logo no piloto. Quando sua missão é finalizada, os dois perdem o propósito, e é visível que o seriado busca desesperadamente uma forma de utilizá-los, mesmo que isso signifique jogá-los na trama dos outros.

Há uma crise de motivação em Vikings: Valhalla. Nenhuma é convincente, nada é desenvolvido, e a série sofre de um verdadeiro excesso de personagens que se enquadram na definição. O que torna mais evidente é justamente a enorme quantidade de núcleos narrativos logo na primeira temporada do derivado. Seja por ambição, ou por medo de construir algo menos bombástico que o antecessor, o derivado bombardeia o espectador com uma avalanche de rostos, tramas paralelas e subtramas. Por mais que só tenha oito episódios na casa de 40 mins cada, o programa é desgastante pela sensação de praticamente apresentar um novo personagem a cada três minutos, mas ainda assim não deixar nenhum deles crescer.

As decisões narrativas questionáveis não são inéditas, já que Valhalla comete os mesmos erros das temporadas finais de Vikings. A série acredita estar fazendo justiça ao recontar grandes eventos da história nórdica, mas através de uma questionável abordagem que prioriza fatos ao invés de pessoas. Boas histórias são centradas em personagens, e a grandeza da televisão é justamente dar espaço para que eles cresçam, errem, quebrem a cara e conquistem sofridas vitórias.

No caso da série anterior, havia ainda as figuras de Bjorn Ironside e Ivar, O Desossado para criar algum tipo de conexão com o espectador, com a jornada dos descendentes de Ragnar desenvolvida ao longo de anos. Valhalla não encontra ninguém à altura, e nem se esforça para criar protagonistas. No fim, uma trama sobre um período histórico como um todo é impessoal ao ponto de deixar tudo com cara de dramatização de documentário. Não ajuda que tal dramatização também é de procedência duvidosa. Ainda que esteja nas mãos da mesma produtora, a MGM Television, com apoio financeiro da Netflix, Valhalla é visualmente precária quando comparada com sua antecessora. 

A impessoalidade se mantém na estética, que pouco aproveita das belas paisagens norueguesas (rodadas na Irlanda), ou sequer se esforça para contextualizar espacialmente qualquer tipo de ação. O programa é filmado da forma mais básica e funcional possível, sempre centrada nos personagens de forma quase claustrofóbica. Nos poucos momentos que tenta dar uma noção da grandeza, o resultado é um uso lamentável e facilmente perceptível de tela verde. Como a gigante Netflix conseguiu entregar algo com acabamento pior que o minúsculo History Channel é um dos grandes mistérios dessa vida.

Na verdade, há uma explicação lógica para tudo isso. Vikings: Valhalla nunca teve uma intenção artística por trás de sua criação. O seu propósito não é ser televisão, apenas conteúdo no sentido mais raso da palavra. A Netflix cresceu os olhos no número de espectadores que assistiam ao programa original e decidiu produzir sua própria versão, para ocupar mais um quadradinho no catálogo. Tanto é que, sem sequer ver um roteiro ou cena filmada, já aprovou três temporadas e 24 episódios logo de cara.

Há momentos aproveitáveis nessa leva inicial de oito capítulos. Figuras carismáticas como o traiçoeiro Godwin (David Oakes), que transita entre os (muitos) núcleos em uma sucessão de trapaças e manipulações, ou então uma acirrada invasão nórdica à Londres que conquista pela tensão e criatividade, demonstram que ainda há potencial nesse universo. Mesmo a trama bagunçada começa a se ajeitar na reta final, quando diferentes guerreiros passam a cobiçar o trono da Inglaterra, ainda que essa boa premissa também sofra com o ritmo desnecessariamente acelerado e impessoal do restante do programa. 

Há sim chances de Valhalla se tornar algo digno no futuro, mas deixa uma primeira impressão de amadorismo e artificialidade que fica bem abaixo da série original até em seus momentos mais fracos. A marca e o nome Vikings continuam vivos na Netflix, mas não o universo que cativou o público com a ascensão de Ragnar Lothbrok.

Nota do Crítico
Regular