Emissoras na Alemanha, Áustria e Suíça decidiram tirar do ar os episódios de Os Simpsons que contenham piadas sobre acidentes nucleares. A decisão foi tomada pelo canal Pro7 na Alemanha e foi seguida pelas emissoras ORF, da Áustria, e SF, da Suíça.
Simpsons - Nuclear
O corte é uma reação aos problemas enfrentados pelo Japão após o terremoto seguido por tsunami que afetou a usina de Fukushima, causando vazamento de radiação no país. Os problemas na usina trouxeram de volta aos noticiários os acidentes de Three Mile Island nos Estados Unidos em 1979 e Chernobyl na Ucrânia em 1986, gerando debates sobre a necessidade de maior segurança nas instalações nucleares em todo o mundo.
Na Áustria, foram suspensos dois episódios dos Simpsons, "Marge Gets a Job", que mostra os cientistas Marie e Pierre Curie mortos por envenenamento radioativo, e "On a Clear Day I Can´t See My Sister", que contêm piadas sobre um desastre nuclear. As histórias foram produzidas em 1992 e 2005, respectivamente. A Pro7 e a SF não anunciaram ainda a retirada de nenhum capítulo específico, mas informaram que estão analisando os episódios para verificar a existência de referências ao assunto. Nos Estados Unidos, a Fox forneceu às suas afiliadas uma lista de episódios dos Simpsons em que os enredos envolvem o assunto para que as emissoras decidam sobre sua exibição.
Esta não é a primeira vez que episódios de Os Simpsons são engavetados por conta de eventos reais. Após os ataques terroristas de 2001, as emissoras dos Estados Unidos tiraram do ar Homer Versus the City of New York por conter cenas no World Trade Center. Em entrevista à Entertainment Weekly, Al Jean, produtor executivo de Os Simpsons, disse entender a decisão dos europeus. O executivo também disse que a atual temporada não inclui histórias em que acidentes nucleares tenham lugar importante, mas Homer continuará sendo funcionário da usina de Springfield.