Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Artigo

Black Mirror Explicado | Entenda o episódio White Bear

Um dos capítulos mais marcantes e chocantes de toda a série

2 min de leitura
FV
01.04.2025, às 15H22.
Atualizada em 01.04.2025, ÀS 16H37

Créditos da imagem: BBC

O episódio "White Bear", de Black Mirror, pode ser um dos mais chocantes de toda a série. Parte da segunda temporada, ele mostra como a humanidade se relaciona com torturas e a transmissão de sentenças online.

O chocante capítulo é lembrado por suas surpresas e também pela atuação marcante de Lenora Crichlow no papel principal.

Relembre, entenda e saiba mais sobre "White Bear".

BBC

Sinopse de White Bear

"Victoria acorda e não se lembra de nada sobre a sua vida. Todos que encontra se recusam a falar com ela".

White Bear (Black Mirror) - Elenco

"White Bear" é estrelado por Lenora Crichlow, que fez fama no seriado britânico Being Human como a fantasma Annie Sawyer. Além dela temos Michael Smiley (Doctor Who), e Tuppence Middleton (Downton Abbey).

O que acontece em White Bear?

O episódio mostra uma mulher que acorda sem saber onde está e sem suas lembranças recentes. Ela encontra uma jovem, Jem, e começa a fugir com ela, buscando respostas.

Logo ela começa a lidar com pessoas que estão caçando-a, com armas de fogo e com perseguição intensa. Enquanto isso, outras pessoas acompanham tudo de perto, filmando e transmitindo ao vivo com seus celulares, mas sem se preocupar em ajudar a moça ou a garotinha.

BBC

Mais tarde descobrimos que a mulher é Victoria Skillane e que ela fora condenada após assassinar uma  jovem com seu noivo, Iain Rannoch. Os dois foram presos e o homem cometeu suicídio na cadeia. Enquanto isso, Victoria foi condenada a sofrer tortura psicológica diária.

Ao fim do episódio, Victoria tem sua memória apagada, para que ela vive novamente o dia de tortura sem se lembrar de nada - e para que as pessoas continuem a filmar e se deliciar com seu sofrimento.

White Bear mostra nossa relação com punitivismo em telas

"White Bear" trata de questões bem dúbias sobre justiça. Enquanto Victoria é, de fato, uma criminosa comprovadamente, o capítulo questiona se devemos ter prazer na tortura de uma pessoa, que deveria pagar pelo seu crime em forma de encarceramento.

A tortura psicológica é apresentada de forma crescente. Enquanto não sabemos de seu passado, ficamos com pena de Victoria e estranhamos que todos filmem, sem ajudar. Depois que a verdade é revelada, o episódio convida o espectador a decidir se continua concordando com tudo aquilo, ou não.

Um dos capítulos mais marcantes de Black Mirror, disponível na Netflix e com pouco mais de 40 minutos duração.

Webstories