Big Little Lies/HBO/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Big Little Lies | Diretora do 2º ano teve controle criativo minado pela HBO

Artigo do IndieWire revela problemas nos bastidores da série

13.07.2019, às 13H32.
Atualizada em 13.07.2019, ÀS 20H30

A segunda temporada de Big Little Lies pode ter passado por alguns conflitos internos: um relato publicado pelo IndieWire trouxe a tona os problemas enfrentados pela diretora Andrea Arnold, que teve seu controle criativo ofuscado por Jean-Marc Vallée, que comandou o ano um.

Segundo o site, Vallée estava indisponível para retornar ao programa da HBO por conta de seu envolvimento com outra série da casa, Objetos Cortantes. Assim, Arnold foi contratada - só que com a promessa de poder estabelecer sua própria visão para o seriado. Normalmente projetos audiovisuais têm diretrizes estéticas especificadas em sua concepção, mas não Big Little Lies, que teve todo esse aspecto planejado por Vallée no ano um.

Dessa forma, a diretora teria bastante liberdade para explorar, e até teve permissão para trazer um antigo colaborador ao posto de direção de fotografia para ajudá-la. O problema supostamente começou após a conclusão das gravações, com Vallée e os executivos da HBO ignorando as diretrizes deixadas por Arnold, reduzindo drasticamente o material filmado e o editando para se "encaixar" em algo mais parecido com a primeira temporada - tarefa que, como indicam os créditos, precisa de mais de dez editores para ser realizada. 

É bom esclarecer que, diferente do cinema, diretores de TV normalmente não têm tanto envolvimento com o produto-final - ao invés disso, quem revisa, aprova e orienta o corte são o showrunner (aqui, David E. Kelley) e vários produtores-executivos. O que torna o caso de Arnold particularmente estranho é a promessa de liberdade criativa para contratá-la, apenas para a emissora depois voltar atrás e seguir a visão de Vallée, que sequer estava envolvido com a segunda temporada.

Após a publicação da matéria do IndieWire, diversos fãs do programa - que já sentiam algumas inconsistências na segunda temporada, como uma aguardada cena envolvendo Madeline (Reese Witherspoon) e Mary Louise (Maryl Streep) sendo deletada sem motivo - se revoltaram com a situação. A HBO respondeu ao artigo, dizendo: "Não haveria uma segunda temporada de Big Little Lies sem Andrea Arnold. Nós na HBO e os produtores estamos extremamente orgulhosos de seu trabalho. Assim como qualquer projeto televisivo, os produtores-executivos colaboram na série, e acreditamos que a qualidade do produto-final fala por si só."

Seja como for, a segunda temporada de Big Little Lies é transmitida aos domingos pela HBO, às 22h.