Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Veja as ofertas
Termos e Condições Política de Privacidade
Séries e TV
Notícia

Aos 99 anos, morre a atriz Berta Loran

Atriz construiu sua carreira em programas de sucesso como Zorra Total e A Grande Família

2 min de leitura
MF
29.09.2025, às 11H08.

Faleceu no último domingo a lendária atriz e comediante Berta Loran. A brasileira-polonesa tinha 99 anos, e fez sua carreira no teatro e na televisão.

Loran estava internada no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, e a causa de sua morte não foi informada. Sua carreira se notabiliza principalmente por programas humorísticos da Globo, como Zorra Total, A Grande Família e Escolinha do Professor Raimundo. Loran também teve participação em diversas novelas, como Amor se Paga, dos anos 80, e mais recentemente, Ti-Ti-Ti e A Dona do Pedaço.

Nascida em Varsóvia, na Polônia, e batizada como Basza Ajs, Berta veio para o Brasil há quase cem anos, na década de 1930, quando sua família fugia da perseguição nazista na Europa. Sua entrada na dramaturgia teve influência forte de seu pai, que era ator e alfaiate, e incentivou a filha a praticar teatro.

Loran também mais de dez créditos em produções para os cinemas, com a comédia sendo o gênero predominante. Seu primeiro filme foi um pequeno papel em Sinonia Carioca, de 1955. No mesmo ano, interpretou Maria Bonita em O Primo do Cangaceiro. Mais recentemente, esteve em Amarração do Amor (2021) e Juntos e Enrolados (2022), com o segundo sendo seu último papel nas telonas.

Webstories