O BBB26 terá um fantasy game no estilo Cartola. A novidade, inclusive, será disponibilizada pelo mesmo app que traz o fantasy game do Brasileirão. Veja um teaser do apresentador Tadeu Schmidt apresentando o game a seguir.
Assim como na versão do Cartola para o Campeonato Brasileiro, as escalações irão funcionar em uma lógica de "mercado aberto", quando é possível construir as equipes, e "mercado fechado". O período de criação dos times começará sempre às quartas-feiras, terminando um dia depois, na quinta-feira, antes da edição ir ao ar.
Nesse período, quem acompanha o programa precisará investir nos jogadores que têm chance de se destacar, pontuando com ações positivas no confinamento e escapando das negativas, que tiram pontos. O calendário será fixo mesmo com as mudanças das dinâmicas ao longo da temporada, mas, excepcionalmente na primeira semana do BBB 26, o mercado abrirá na segunda (12), dia da estreia.
"Essa é mais uma forma de a audiência fazer parte do reality. Trazemos toda a força e o aprendizado de duas décadas do Cartola no futebol, com histórico de complementar o entretenimento ao vivo, para a comunidade apaixonada do Big Brother Brasil. Agora, além de debater, torcer e votar, o fã consegue aplicar o seu conhecimento e leitura do jogo, vivenciando a emoção da disputa a cada ponto conquistado”, explica Erick Cruz, head de Produtos Digitais de Esporte da Globo.
As dinâmicas conhecidas dos espectadores são as que darão pontos para o público. Entre as que aumentam a pontuação estão: liderança, anjo, imunidade por alguma dinâmica da casa, ser salvo do paredão, atender o Big Fone, não receber votos da casa, não ser emparedado, não ser eliminado no paredão e VIP. As que reduzem são: ser emparedado, eliminação, receber o monstro, desclassificação e desistência.