Séries e TV

Artigo

Bates Motel retorna dentro de Psicose, mas sem copiar o filme de 1960

Última temporada da série tem como foco a relação entre mãe e filho

21.02.2017, às 13H18.
Atualizada em 21.02.2017, ÀS 14H02

"Dark Paradise" traz de volta não somente Bates Motel, mas também Norman (Freddie Highmore) e sua psicose. A quinta e última temporada estreou com um episódio que estabelece muito bem a dinâmica entre mãe (Vera Farmiga) e filho que conhecemos do filme de 1960. Por sorte, Bates Motel tem a possibilidade de mostrar isso ainda mais de perto, indo a fundo nos problemas de Norman.

O jovem já está completamente tomado pela presença de Norma em sua mente e é interessante ver como a série escolhe mostrar isso. Na visão de Norman, o que ele e sua mãe vivem é o paraíso e as coisas estão perfeitas. Ela arruma a casa, cozinha e cuida dele, enquanto ele gerencia o motel - tudo isso sem que ela saia de casa. O acordo feito entre os dois casa muito bem com tudo o que um precisa do outro e Norman está contente. Até que vemos a verdade.

A reta final de Bates Motel focará especialmente no desenvolvimento da doença de Norman e como ele lidará com a constante presença de sua mãe. Os apagões não deixaram de acontecer e o jovem ainda perde algumas partes de seus dias, mas Norma não deixa com ele se preocupe com isso. "Faça o que eu digo", pede a mãe quando ele começa a questionar muito sobre um de seus últimos momentos de escuridão. Quem está no controle o tempo todo é ela, Norman apenas coabita seu cérebro. É ela que aparece quando a situação fica complicada demais para ele, é ela que mascara a realidade.

Com dez episódios, a derradeira temporada de Bates Motel ainda introduzirá Marion Crane (Rihanna) e contará a história que já vimos no filme de 1960. Diferente da visão de Alfred Hitchcock, no entanto, a série não deve dar tanto palco para o drama da secretária, mas se voltar para Norman e Norma, incluindo a constante ameaça de Alex Romero (Nestor Carbonell) e com o possível retorno de Dylan (Max Thieriot) e Caleb (Kenny Johnson).

Por mais que se aproxime do longa original, é bom ver um certo distanciamento. Será interessante acompanhar como Norman reage aos hóspedes e como funciona sua mente dividida.

O próximo episódio de Bates Motel, "The Convergence of the Twain", vai ao ar em 27 de fevereiro nos EUA.