Séries e TV

Artigo

Arrow | Sexto ano continua caminho de redenção iniciado na temporada passada

Nova temporada retoma valores e elementos essenciais do Arrowverse

03.11.2017, às 09H00.
Atualizada em 06.11.2017, ÀS 11H10

Cinco meses depois da morte de Adrian Chase (também conhecido como Prometheus) em Lian Yu, a trupe estrelada está de volta à vida de combate ao crime. Enquanto a temporada anterior de Arrow foi responsável por reparar diversos erros, este novo ano segue a mesma tendência com um ambiente mais realista e uma retomada dos valores e elementos essenciais do Arrowverse. Neste retorno encontramos novamente Oliver, Felicity, John e sua turma, todos vivos, mas num clima intenso de redenção.

Esta redenção pode ser vista na ausência de elementos fantásticos mirabolantes e a presença de problemas mais "reais". John está machucado, mas não quer contar para o time. Rene tenta retomar o contato com a filha. Oliver enfrenta os desafios de cuidar do filho enquanto sofre com Thea em coma e Felicity busca meios para pagar as contas.

É interessante ver Oliver Queen na posição de pai, afinal as relações paternas sempre foram muito importantes na série. O que precisava ser resolvido, e os roteiristas logo o fizeram, é o plot da vida dupla entre prefeito e Arqueiro Verde. Uma hora ou outra a narrativa não encontraria mais saídas para livrar o herdeiro Queen da exposição pública. Embora a solução seja boba e fácil com Ollie passando o manto para John Diggle, é algo que fãs de quadrinhos já estão acostumados. Só é incoerente o prefeito abandonar o manto esmeralda por ter um filho para criar, enquanto Diggle também tem uma filho. Apesar disso, é bom perceber que a série está voltando a apostar nos dramas familiares, tão importantes nas duas primeiras temporadas.

O time Arrow também continua completo e trabalhando junto. A dinâmica permanece leve com personagens vivendo seus próprios arcos, independentes do protagonista. Bons exemplos são as duplas John/Dinah e Felicity/Curtis, cada uma com sua própria dinâmica e tom narrativo, algo que ajuda a trama a ganhar mais diversidade e ritmo.

O retorno do FBI no encalço de Oliver é outro ponto importante desta temporada, afinal o problema de histórias de herói é que não vemos os personagens sofrerem as consequências que normalmente sofreriam no mundo real. A agente Samandra Watson promete ser uma das antagonistas deste ano ao lado de Richard Dragon, que ainda não deu o ar de sua graça.

Arrow voltou com o mesmo frescor da temporada passada e promete entregar boas tramas e manter os esforços de "retorno às origens". A série continua sendo um bom entretenimento para os fãs, mas exige, claro, uma grande dose de fé. O que os dois primeiros episódios do sexto ano mostram é que vale a pena dar mais uma chance. 

A nova temporada de Arrow começou a ser exibida no Brasil pelo Warner Channel em 26 de outubro.