Andor chegou ao fim nesta terça-feira (13) com a última leva de episódios, ligando a história diretamente com os acontecimentos de Rogue One. Em entrevista à Vanity Fair, o criador da série, Tony Gilroy, defendeu a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, e disse que ela foi responsável por salvar a série e que sem Kennedy, Andor não existiria.
"Ela protegeu a série e me protegeu... Quando começamos a desafiar a Kathy, ela simplesmente dizia sim. 'Ah, vou colocar a primeira cena em um bordel.' 'Ok.' 'Vou mandar matar dois policiais.' 'Ok.' 'Queremos o designer de produção de Chernobyl.' 'Ok, boa ideia.'", contou Gilroy.
"Ela apoiou nossa série e conseguiu tudo o que estávamos fazendo. Passamos por tudo, ela e eu, nessa história — tudo de bom e tudo de ruim. Não há série sem ela. Com toda a merda que ela recebe online, é simplesmente insano. Esta série existe porque ela a forçou a acontecer. Que trabalho duro ela tem, cara."
- Crítica e Resumo Episódios 1-3: Andor retorna com ótimo arco mostrando que Rebelião necessita de unidade e líder
- Crítica e Resumo Episódios 4-6: Andor mergulha em traumas enquanto Império se aproveita dos sacrifícios rebeldes
- Crítica e Resumo Episódios 7-9: Misturando Bourne e Star Wars, Andor tem momento mais impactante desde Rogue One
- Crítica e Resumo Episódios 10-12: Andor chega ao final com a conexão perfeita para 3º ato da história: Rogue One
Em Andor, Diego Luna está de volta ao papel de Cassian Andor, membro dos rebeldes que foi um dos protagonistas do filme Rogue One: Uma História Star Wars. Stellan Skasgard (Duna), Kyle Soller (Poldark), Denise Gough (The Wicher 3: Wild Hunt), Andy Serkis (O Senhor dos Anéis), Fiona Shaw (franquia Harry Potter), Faye Marsay (Game of Thrones), Anton Lesser (Game of Thrones) e Genevive O’Reilly, retornando ao papel de Mon Mothma que viveu em Rogue One, completam o elenco. Tony Gilroy (O Legado Bourne) serve como showrunner da produção.
Andor se passa cinco anos antes de Rogue One. A primeira temporada tem 12 episódios, com cada arco de história dividido em blocos de três capítulos, cobrindo um ano da trajetória de Cassian. Na segunda temporada, que seguirá o mesmo formato de 12 episódios divididos em quatro arcos, veremos os quatro anos restantes para chegar ao início do longa de 2016.
O segundo ano vai focar nos Rebeldes descobrindo a existência de uma arma de destruição em massa do Império que, como a cena pós-créditos da primeira temporada revelou, é a Estrela da Morte. Não só isso, mas vimos que as peças construídas na fábrica-prisão onde Cassian passou alguns episódios são usadas nela.
Os capítulos de Andor são lançados semanalmente, às terças-feiras. Vale lembrar que os lançamentos serão triplos e semanais, a partir do dia 22 de abril e até o dia 13 de maio, via Disney+.