Cena do episódio "The Girl in the Fireplace", de Doctor Who, e da série A Mulher do Viajante no Tempo (Reprodução/Montagem Omelete)

Séries e TV

Entrevista

Como Doctor Who levou Steven Moffat a adaptar A Mulher do Viajante no Tempo

Roteirista conta ao Omelete como episódio de sua antiga série foi notado pela autora do livro original

15.05.2022, às 06H00.
Atualizada em 16.05.2022, ÀS 10H53

Para Steven Moffat, a adaptação em formato de série de A Mulher do Viajante no Tempo é um projeto em gestação desde 2005, quando ele leu pela primeira vez o livro de Audrey Niffenegger. Encantado pela história de amor “fora de ordem” contada pelo best-seller, o roteirista emprestou a premissa para o episódio “The Girl in the Fireplace” (2x04), de Doctor Who - e Niffenegger notou.

Quando Audrey escreveu o seu próximo livro, havia uma cena em que uma personagem assistia a esse mesmo episódio na televisão, então eu sabia que ela tinha me pego no pulo”, brinca Moffat em entrevista ao Omelete. “Nós começamos a nos corresponder a partir disso, e eu continuei usando A Mulher do Viajante no Tempo como referência na série”.

Mais de dez anos depois, em 2017, Moffat estava em seu último dia como showrunner em Doctor Who quando o produtor Brian Minchin sugeriu que estava na hora de levar essa relação para o próximo passo. Ele me disse: ‘Obviamente, você gosta muito dessa história’. Os direitos para a televisão estavam disponíveis… Depois disso, eu devo dizer que tudo aconteceu de forma muito rápida”, conta.

Cinco anos entre a germinação de uma ideia e a realização completa dela parece muito, mas Moffat nos lembra que no meio do caminho havia uma pandemia - e que contar histórias não é um processo fácil, mesmo quando você sente ser a pessoa certa para fazer isso.

Às vezes, você topa com uma história que te faz pensar: 'Eu acho que consigo escrever essa. Eu entendo do que isso se trata, sei como fazer'”, reflete ele. “Muitas vezes, as pessoas me mandam coisas e eu penso que elas são ótimas, incríveis, mas que não sei o que fazer com elas - vou adorar assisti-las, mas não sou o cara para realizá-las. Então, para mim, não é só sobre a qualidade, mas sobre pensar que eu sei o que fazer com uma história... e às vezes, é claro, eu estou errado, mas é um risco que tenho que correr.

A Mulher do Viajante no Tempo estreia no domingo (15) na HBO, com episódios semanais completando a temporada de seis episódios. Os capítulos também serão disponibilizados pela HBO Max.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.