A Copa do Mundo na Rússia terminou para o Brasil, eliminado pela seleção da Bélgica, mas isso não significa que os fãs casuais de futebol precisam abandonar o esporte pelos próximos quatro anos. Para quem não acompanha campeonatos regionais, nacionais ou europeus, mas não quer ficar na saudade de ver a bola rolando em campo, segue uma lista com quatro séries de TV ambientadas no universo dos árbitros, jogadores profissionais e torcedores fervorosos que merecem ser conferidas:
Club de Cuervos
Primeira original mexicana da Netflix, a série é uma dramédia que acompanha os conflitos e a rivalidade que surge entre dois irmãos, Salvador (Luis Gerardo Méndez) e Isabel (Mariana Treviño), depois da dupla herdar um time de futebol após a morte do pai deles. A série aborda o mundo das contratações, escândalos, crises financeiras e a relação com os jogadores. Três temporadas da série já estão disponíveis na Netflix e um quarto ano foi garantido em março deste ano.
21 Hunter
Exibida pela emissora canadense CBC, a série tem como pano de fundo o mundo competitivo do futebol profissional, mostrando os sacrifícios de um clube pelas estrelas de seu time sub-21. Apesar deles serem considerados o futuro do futebol, a maioria dos jovens não conseguirá um lugar ao sol. Ao mesmo tempo que mostra a luta profissional dos rapazes e de seus treinadores, a série, cuja primeira temporada está na Netflix, é permeada por romance e violência em suas vidas privadas.
Heimebane
Lançada em março deste ano, a série norueguesa de drama fez bastante sucesso por lá ao contar a história de Helena Mikkelsen (Ane Dahl Torp), que se torna a primeira mulher a assumir o cargo de treinadora de um time masculino da primeira divisão após a equipe perder seu técnico pouco antes de um campeonato. A série exibe o universo do futebol masculino pela ótica feminina, mostrando o machismo e a necessidade de se provar o tempo todo quando se é mulher nesse ambiente. A atração já foi renovada para o segundo ano pelo canal NRK.
(fdp)
Exibida em 2012 pela HBO, (fdp) repousa os holofotes sobre um personagem pouco amado no universo futebolístico: o árbitro. A trama acompanha Juarez Gomes da Silva (Eucir de Souza), um juiz de futebol que atua na liga estadual de São Paulo e que alimenta o sonho de apitar uma final de Copa do Mundo. Ao mesmo tempo que a série mostra o personagem lutando pelo seu objetivo profissional, também retrata suas questões pessoais, como o divórcio e a relação com o filho. Entre as participações ilustres na atração, estão o jornalista Juca Kfouri e o jogador Neymar.