Séries e TV

Notícia

13 Reasons Why | Produtor revela primeiros detalhes de trama da segunda temporada

Brian Yorkey falou do retorno de Hannah e sobre possibilidade de punição para Bryce

09.05.2017, às 13H33.
Atualizada em 09.05.2017, ÀS 14H08

13 Reasons Why foi renovada em uma segunda temporada de 13 episódios e os fãs do programa ficaram com a dúvida de por qual caminho a série da Netflix iria seguir. Brian Yorkey, produtor da atração, revelou em entrevista à Entertainment Weekly que, apesar do primeiro ano ter encerrado o ciclo das fitas de Hannah Baker (Katherine Langford), a história da jovem que cometeu suicídio não está acabada - a jovem estará de volta na nova fase.

"Eu acho que uma das coisas que ainda está pendente é esta questão da responsabilidade pela morte de Hannah? A escola é responsável? Existe alguém que seja responsável? Vamos ter novos contextos para eventos que já conhecemos e vamos ver um monte de coisas sobre as quais ainda não ouvimos falar, que preenchem algumas lacunas realmente interessantes para entender quem foi Hannah Baker e qual era a sua vida."

Yorkey conta que sempre quis que a primeira temporada tivesse uma continuação - não por menos, ainda que a trama possa ser considerada conclusiva, várias pontas soltas são deixadas no meio do caminho. Uma dessas coisas é a possibilidade de punição para Bryce (Justin Prentice) em função de ter violentado Jessica (Alisha Boe).

"Acho uma ideia terrível a de que que a história de Jessica está terminada, porque ela está apenas começando o processo de recuperação de sua violação, e além disso temos um estuprador que não foi levado à Justiça de forma alguma. Deixar essas duas coisas em aberto seria perturbador. Eu quero fazer a história de Jessica mostrando ela em busca de justiça enquanto ela volta para a escola, enquanto ela tenta se recuperar do que aconteceu com ela, porque é algo que milhões de mulheres jovens passam. E também gostaria de ver alguém dando um soco no meio da cara do Bryce."

Entre as novidades para o novo ano está o uso de um novo tipo de tecnolgia. As fitas cassete da primeira temporada continuaram lá, mas Yorkey conta que haverá outro recurso tecnológio no centro da nova trama. Além disso, a história retorna alguns meses após o encerramento e a narrativa continuará intercalando eventos do passado e do presente - mas, dessa vez, sem a voz de Hannah narrando os ocorridos.

Yorkey revelou também algumas das perguntas que serão respondidas no novo ano.

"Vamos continuar a contar suas histórias com honestidade. Vamos responder a todas as perguntas que as pessoas têm sobre o show. Tyler vai fazer alguma coisa? O que vai acontecer com Alex? Bryce será levado à Justiça? Vamos responder a essas perguntas, mas, mais que isso, vamos continuar a olhar com muita sinceridade e honestidade para o que eles vivem, mesmo que seja doloroso às vezes. Mas eu acho que o que vamos descobrir é que, à medida que eles começarem a emergir desse tempo sombrio, há esperança e há alguma luz no fim do túnel. Eu acho que a falsa esperança é um perigo, mas eu acho que há sempre alguma luz, mesmo em tempos realmente escuros."

A primeira temporada do seriado acompanha Clay Jensen (Dylan Minnette), adolescente que recebe uma caixa com sete fitas de áudio gravadas por Hannah, sua antiga paixão de escola que cometeu suicídio duas semanas antes - veja entrevista com atores da série.