Séries e TV

Lista

13 Reasons Why | 10 possíveis tramas para uma segunda temporada

Caso a Netflix renove a série, o que podemos esperar?

13.04.2017, às 10H00.
Atualizada em 13.04.2017, ÀS 13H45

Produzida pela cantora Selena Gomez e pelo ganhador do Oscar Tom McCarthy (Spotlight), 13 Reasons Why chegou à Netflix há menos de duas semanas – leia nossa crítica –, mas uma segunda temporada já ronda o imaginário dos espectadores. Jay Asher, autor do livro no qual a série foi baseada, disse que adoraria ver isso acontecendo. Mas caso seja renovada, o que podemos esperar?

[Cuidado com os spoilers!]

Os Porquês de Alex

No último episódio da primeira temporada, o diretor da Liberty High School revela que mais um aluno tentou se suicidar: Alex Standall, com um tiro na cabeça. Mas como toda história tem dois lados, quantos e quais teriam sido seus Porquês?

Clay e Skye

Escutar as 13 fitas de Hannah já foi uma jornada e tanto para Clay Jensen. Enquanto as investigava, no entanto, ele descobre que Skye, a garota que trabalha no café Monet’s, está se automutilando e pode ter o mesmo fim de Hannah. Então, ele decide tentar ajudá-la. A pergunta é: ele consegue? Como essa relação se desenvolveria?

O arsenal de armas de Tyler

Além de câmeras e flashes, Tyler Down, o stalker que fotografou Hannah às escondidas, tem um arsenal de armas de dar medo à sua disposição. E ele sofre bullying: uma combinação perigosíssima, que de tempos em tempos resulta em massacres por escolas nos Estados Unidos. Alguns espectadores chegaram até a teorizar que Tyler estaria marcando seus alvos através das fotos...

O estupro de Jessica

Assim como Hannah, Jessica Davis é mais uma das vítimas de estupro feita por Bryce Walker. Os últimos episódios mostram de forma genuína a dor e a indignação que a jovem enfrenta. Uma segunda temporada poderia mostrar como é viver com esse tipo de trauma. 

A sexualidade reprimida de Courtney

Temendo arruinar a reputação, Courtney Crimson reprime sua sexualidade ao longo de todos os 13 episódios. E só ela sabe o quão doloroso isso pode ser. Junto à continuação de seus conflitos, uma discussão mais ampla sobre o homosexualidade seria valiosa para uma segunda temporada.

Tony dirá a que veio?

Responsável por grandes incongruências da narrativa, Tony é um personagem subaproveitado que, mesmo com grande tempo de tela, não consegue dizer a que veio. Latino e gay, traz representatividade com inúmeras possibilidades de abordagem na história. 

A situação de Justin

O primeiro dos Porquês de Hannah, Justin Foley, não tem pai, a mãe é indiferente à sua existência e o padrasto é um ser violento e criminoso. Sua casa é um ambiente tão hostil que ele passa a maior parte do tempo na de Bryce – até se revoltar pelo amigo ter estuprado sua namorada. Fragilizado, sem amigos ou namorada e ainda com problemas familiares, o que será dele?

O julgamento dos Porquês

Inconformados com o trágico fim da filha, os pais de Hannah Baker investigam e descobrem seus 13 Porquês. Entretanto, as cenas de interrogatório dos últimos episódios não têm continuação. É uma das pontas soltas mais óbvias para serem exploradas em uma segunda temporada. Quem merece ser punido?

O que acontecerá à escola

Além dos jovens culpabilizados por Hannah, os Bakers também levaram à Justiça os responsáveis pela escola em que a filha estudava. O colégio, ao mesmo tempo em que pendurava cartazes de prevenção pelos corredores, desconhecia paredes impregnadas de ofensas nos banheiros. O que aconteceria à escola em um caso como esse?

 

Fio narrativo

Intercalando presente e passado, o fio narrativo de 13 Reasons Why é Clay Jensen e as fitas de Hannah. Uma estrutura de storytelling que funciona, mas que pode vir a acarretar problemas aos showrunners. Afinal, qual seria o fio narrativo de uma segunda temporada? 13 episódios com mais 13 Porquês de algum outro personagem? Ou 13 consequências para os 13 Porquês de Hannah?